Lagos de hidrelétricas podem ter painéis flutuantes para gerar energia solar

Hidrelétricas podem ter painéis flutuantes para gerar energia solarO projeto é do governo federal e prevê a instalação de painéis flutuantes em lagos de duas hidrelétricas para a geração de energia solar. O plano inicial é usar essa tecnologia nos reservatórios das usinas de Balbina, no Amazonas, e de Sobradinho, na Bahia, para aproveitar o sol nas duas regiões.

De acordo com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o projeto está sendo discutido com a Eletronorte e a Chesf, estatais que controlam as duas hidrelétricas. Ele afirma que uma das vantagens é que não é preciso construir novas subestações e linhas de transmissão para escoar a energia produzida pelos painéis, que serão ligados à rede que já atende às duas usinas.

“Os flutuadores com painéis fotovoltaicos podem ficar em cima dos reservatórios e gerar energia complementar à hidráulica. Dessa forma, aproveita-se o espaço ocioso nas subestações e linhas de transmissão dessas usinas”, disse o ministro durante audiência pública na Câmara, em Brasília.

“Temos sol e grandes reservatórios, então essa pode ser uma resposta, uma energia reserva para fazer frente a essas crises hídricas”, completou Braga, se referindo à falta de chuvas que vem desde 2012 reduzindo o armazenamento de água nos principais reservatórios do país e trazendo risco de um novo racionamento de energia.

A hidrelétrica de Balbina tem um reservatório de 2 mil km2 na Amazônia e, segundo o próprio ministro, “baixíssima produção” de energia, de 125 MW (megawatts) médios. A ideia, portanto, é aproveitar a área alagada para elevar a geração de eletricidade, agora com o uso da luz do sol.

Os painéis solares a serem instalados vão ter capacidade para 5 megawatts, tanto em Balbina quanto em Sobradinho. O reservatório da hidrelétrica baiana é ainda maior: 4.214 km2.

Braga não informou qual a previsão de investimento na instalação dos painéis flutuantes nos lagos das duas hidrelétricas.
Fonte: G1
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Comentários