Quando quatro lixeiras de recicláveis não fazem sentido para coleta seletiva

Quando quatro lixeiras de recicláveis não fazem sentido para coleta seletivaCada cor representa um resíduo específico: o azul corresponde ao papel, o vermelho ao plástico, o verde ao vidro e o amarelo ao metal. Na teoria, parece fazer sentido. Afinal, o colorido das lixeiras acaba por conferir uma aparência “bonitinha” para um assunto nem sempre tão agradável assim: os resíduos!

No entanto, essa separação, na maioria das vezes, não tem um funcionamento efetivo no Brasil. Ouvidos pelo portal de notícias G1, especialistas esclarecem que a implantação das lixeiras coloridas foi uma tentativa de importar o hábito da reciclagem conforme acontece em países desenvolvidos. Ao passo que nesses locais a coleta é feita por item, no Brasil os resíduos recicláveis (papel, plástico, vidros e metais) são recolhidos e transportados todos misturados, sendo triados conforme suas tipologias somente quando chegam às cooperativas de catadores ou outras associações e usinas de triagem. Na maioria das vezes é assim, a não ser quando se trata de um grande gerador que possui um local próprio para armazenar, fazer a separação fina e depois comercializar.
Com as quatro lixeiras bonitinhas e coloridas para diversos tipos de recicláveis, o que se ganha é mais mistura de resíduos na fonte e uma enorme confusão. Afinal, só tem lixeira para reciclável, pode pensar o gerador na hora de descartar. O que fazer com o resíduo orgânico? E com o rejeito? E com resíduos perigosos, como pilhas, lâmpadas, etc? Com a mistura e a contaminação, os resíduos recicláveis acabam perdendo o valor que poderiam gerar caso fossem segregados de modo adequado.
A ineficiência da prática da coleta seletiva no Brasil pode ser compreendida quando se olha exemplos de países desenvolvidos, como o Japão, onde cada material reciclável é recolhido de acordo com um calendário, processo ainda inviável no Brasil. Conhecida como coleta multifrações, a técnica é de quatro a seis vezes mais cara que o método dual, que consiste na separação simplificada entre reciclável e orgânico.lixeiras-correta
Nesse cenário, embora especialistas defendam a separação entre resíduos úmidos e secos, essa não é a melhor saída. O ideal – inclusive para facilitar a chegada dos resíduos nas cooperativas – é separar recicláveis, orgânicos e rejeitos. Além de melhorar o encaminhamento de resíduos, o método é acessível e dispensa o uso de quatro cestos coloridos para cada tipo de resíduo reciclável, um gasto extra que atrapalha no momento de realizar a separação. 

Precisa de uma consultoria para a implantação do Plano de Gerenciamento de Resíduos? Entre em contato com a Master Ambiental, clique aqui.

 

Comentários