Como otimizar as rotinas ambientais de 2026?

Entrar em 2026 com as rotinas ambientais organizadas é fundamental para manter as operações regulares, evitar atrasos, cumprir prazos de licenças e atender às exigências legais com segurança. No entanto, a complexidade da área ambiental exige muito mais do que organização interna: exige estratégia, multidisciplinaridade e conhecimento técnico atualizado.

A seguir, destacamos pontos essenciais para otimizar as rotinas ambientais no próximo ano e por que contar com uma consultoria especializada pode transformar completamente esse processo.

Leia mais

Mensagem do Diretor para o Dia do Engenheiro Civil

25 de novembro. Por Fernando de Barros – Sou Engenheiro Civil, com mais de 25 anos de experiência na construção civil e no mercado imobiliário, atuando no Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. No início da minha carreira, como muitos profissionais da área, eu via de perto o desafio crescente de compatibilizar novos empreendimentos com as exigências ambientais, um universo que, naquela época, eu ainda não dominava.

Foi essa necessidade que me levou, há cerca de 20 anos, a ingressar no MBA em Planejamento e Gestão Ambiental da Universidade Candido Mendes. Eu sabia que precisava compreender profundamente como esse universo funcionava. E essa decisão transformou minha trajetória.
Leia mais

Licenciamento ambiental no estado de São Paulo: principais exigências e novidades que as empresas precisam conhecer

O licenciamento ambiental é uma etapa fundamental para a implantação, ampliação ou regularização de empreendimentos que possam causar impacto ao meio ambiente.
Em São Paulo, estado que concentra um dos maiores polos industriais e urbanos do Brasil, esse processo é especialmente rigoroso e detalhado, exigindo atenção constante das empresas às mudanças regulatórias e às boas práticas de gestão ambiental.

Com um sistema de controle moderno e cada vez mais integrado, o licenciamento ambiental estadual de São Paulo está se tornando também uma ferramenta estratégica de planejamento e credibilidade empresarial.

Leia mais

Metodologia do GHG Protocol: Como Realizar o Inventário de GEE na Sua Empresa

Já pensou em elaborar um Inventário de Gases de Efeito Estufa para sua empresa? A elaboração desse estudo é uma prática cada vez mais comum para empresas que desejam monitorar suas emissões e mitigar seu impacto ambiental. Esse processo é orientado pela metodologia internacional do GHG Protocol, amplamente utilizada para contabilizar, gerenciar e divulgar emissões de GEE. Essa metodologia também visa promover uma cultura de gestão voluntária das emissões, tanto no Brasil quanto globalmente. Confira neste artigo a metodologia, os princípios, os requisitos do inventário de gases, bem como é feita a coleta dos dados e a importância do monitoramento contínuo.
Leia mais

Sua empresa já renovou o PGRS?

Aprovação do plano de gerenciamento de resíduos sólidos tem validade de um ano

noticia-pgrs-de-olho-na-validade-site

O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) deve ser renovado a cada 12 meses, de acordo com o Art. 23 da Lei Federal nº 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos) e Art. 58 do Decreto Federal nº 10.936/2022.

“Art. 23.  Os responsáveis por plano de gerenciamento de resíduos sólidos manterão atualizadas e disponíveis ao órgão municipal competente, ao órgão licenciador do Sisnama e a outras autoridades, informações completas sobre a implementação e a operacionalização do plano sob sua responsabilidade.  § 1o  Para a consecução do disposto no caput, sem prejuízo de outras exigências cabíveis por parte das autoridades, será implementado sistema declaratório com periodicidade, no mínimo, anual, na forma do regulamento”. Leia mais

Enquadramento do Licenciamento Ambiental: o primeiro passo para um processo eficiente e seguro

Você sabia que o primeiro passo para realizar o Licenciamento Ambiental é fazer o enquadramento do seu negócio?

No processo de licenciamento ambiental, o enquadramento é uma etapa fundamental para garantir que as empresas sigam o caminho correto desde o início. Ao realizar o enquadramento, identifica-se de forma precisa qual o tipo de licenciamento necessário para aquele empreendimento, considerando sua atividade, as especificidades do projeto, seus impactos ambientais potenciais e as regulamentações aplicáveis, sejam elas municipais, estaduais ou federais.

Leia mais

Lista de Preço Único: agilidade e previsibilidade para contratações de consultoria ambiental

Empresas que realizam diversos projetos ambientais ao longo do ano estão cada vez mais buscando soluções que tornem seus processos de contratação mais ágeis e previsíveis. Nesse contexto, o modelo LPU – Lista de Preço Único, também conhecido como contrato guarda-chuva, vem se consolidando como uma alternativa eficiente para a gestão de serviços de consultoria ambiental.

Leia mais

Hospital Unimed Londrina é inaugurado

Master Ambiental foi responsável pelo estudo de impacto da vizinhança

No último dia 24, foi oficialmente inaugurado o novo Hospital Unimed de Londrina, localizado na Avenida dos Expedicionários, na Gleba Ribeirão Cafezal. O empreendimento representa um marco para a saúde local e para o crescimento urbano da cidade.

A Master Ambiental teve papel determinante no processo: foi a responsável pela realização do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do hospital. Uma etapa necessária para aprovação e para que o empreendimento fosse inserido de modo correto na área urbana.

Leia mais

Quem são os órgãos competentes para licenciamento ambiental no Brasil?

O licenciamento ambiental é um dos instrumentos mais importantes da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei nº 6.938/1981). Ele garante que empreendimentos e atividades utilizem os recursos naturais de forma responsável e com menor impacto possível ao meio ambiente.

Mas uma dúvida muito comum entre empresários, investidores e até gestores públicos é: quem são os órgãos competentes para conceder o licenciamento ambiental no Brasil, quando a atividade ou empreendimento necessita deste licenciamento? Leia mais

A importância da investigação de Passivo Ambiental para as empresas

A importância da investigação de passivo ambiental para as empresasVocê sabe o que é Passivo Ambiental? Respondendo diretamente a está questão, passivo ambiental é todo tipo de contaminação por substâncias nocivas ao meio ambiente ou a saúde das pessoas. Essa contaminação é resultado de uma ação humana e pode estar presente no ar, solo, água superficial (rios, mares, lagos) ou água subterrânea (aquíferos). Um exemplo são os resíduos de combustíveis abaixo da superfície do solo, uma contaminação que pode ser causada por eventuais vazamentos de tanques subterrâneos de um posto de combustível.

Para conhecer exatamente se um local está contaminado é necessário realizar a Investigação de Passivo Ambiental. Mas antes de falarmos mais sobre este estudo, vamos entender a importância deste assunto para as empresas.

Leia mais