Inventário de GEE: confira o prazo para adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol

Inventário de GEE: confira o prazo para adesão ao Programa Brasileiro GHG Protocol

Ciclo 2024 tem as inscrições até abril

O inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE) é um documento que quantifica e descreve as emissões de gases de efeito estufa de uma organização, processo ou atividade. Ele é uma ferramenta importante para entender e gerenciar o impacto ambiental relacionado às mudanças climáticas, pois permite identificar as principais fontes de emissões e avaliar o progresso em direção a metas de redução.

No contexto brasileiro, o GHG Protocol é um programa que estabelece diretrizes para a elaboração de inventários de GEE. O ciclo 2024 do programa brasileiro GHG Protocol se refere ao período em que as organizações devem realizar seus inventários de GEE para fins de reporte e verificação. As inscrições para participar deste ciclo estão abertas até abril, o que significa que as organizações interessadas devem se inscrever dentro deste prazo para poderem participar e cumprir com as exigências de reporte de suas emissões de GEE.

O inventário de Gases de Efeito Estuda e o Programa GHG Protocol

Realizar o inventário de GEE e participar do programa GHG Protocol é uma forma de demonstrar o compromisso de uma organização com a redução das emissões de gases de efeito estufa e com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas.

Participar do programa é ter a oportunidade de divulgação do inventário, uma vez que o Programa Brasileiro GHG Protocol é composto por um Registro Público de Emissões, que uma plataforma online que ajuda as organizações na publicação de seus inventários de Gases de Efeito Estufa. A plataforma já possui mais de 4 mil inventários disponíveis publicamente e tem o objetivo de incentivar a transparência e a responsabilidade das empresas em relação às emissões de GEE.

Além disso, pode ser uma oportunidade para identificar oportunidades de eficiência energética, redução de custos e melhoria da imagem corporativa em relação à sustentabilidade.

Os selos Ouro, Prata e Bronze 

O Programa Brasileiro GHG Protocol oferece diferentes selos que certificam organizações que atendem a determinados critérios relacionados à gestão e ao reporte de suas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). Esses selos são uma forma de reconhecimento do compromisso e da efetividade das ações das empresas em relação à redução das emissões e à transparência de suas informações ambientais.

Um dos selos oferecidos pelo programa é o “Selo Ouro”, que é concedido a organizações que realizam o inventário completo de suas emissões de GEE, seguindo as diretrizes do GHG Protocol, e também passam por um processo de verificação externa dessas informações. Isso demonstra um alto nível de comprometimento e transparência na gestão das emissões de GEE.

Outro selo importante é o “Selo Prata”, que é concedido a organizações que realizam o inventário completo de suas emissões de GEE conforme as diretrizes do GHG Protocol, mas que ainda não passaram por uma verificação externa. Apesar de não atestar a veracidade das informações de forma independente, esse selo reconhece o esforço da organização em medir e reportar suas emissões de forma voluntária e transparente.

Além desses, o programa também oferece o “Selo Bronze”, que é concedido a organizações que realizam o inventário parcial de suas emissões de GEE, seguindo as diretrizes do GHG Protocol, mas que ainda não alcançaram o nível de detalhamento e abrangência do inventário completo. Esse selo reconhece o primeiro passo das organizações na gestão de suas emissões de GEE e incentiva o aprimoramento gradual das práticas de reporte e gestão ambiental.

Em resumo, os selos do Programa Brasileiro GHG Protocol são uma forma de reconhecer e incentivar as empresas que adotam práticas sustentáveis em relação à gestão de suas emissões de GEE, promovendo a transparência e a responsabilidade ambiental.

A Master Ambiental e o Inventário de Gases de Efeito Estufa

A Master Ambiental já realizou mais de 100 Inventários em empresas de todo território nacional, sendo muitos participando do Programa Brasileiro. Uma das empresas acompanhadas pela equipe é a Oceanica e a Galáxia Marítima, ambas receberam o selo ouro de verificação.

Para saber mais sobre esse trabalho, entre em contato com nossos especialistas.

Faça também o download de nosso portfólio completo:

Conheça nosso portfólio

 

 

Comentários