Coleta seletiva aumenta 138% mas funciona em apenas 18% das cidades brasileiras

noticia-coleta-seletivaO Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) acaba de divulgar a Pesquisa Ciclosoft 2016 com os avanços da coleta seletiva em cidades brasileiras, indispensável para o desenvolvimento do setor de reciclagem no País. Realizado pelo CEMPRE a cada dois anos, o estudo revela que apesar da evolução crescente do engajamento dos municípios desde a promulgação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em 2010, a velocidade de adesão ainda é menor que o desejável. Leia mais

Parabéns, Cooperativas de Londrina!

Prêmio nacional reconhece a coleta seletiva de Londrina por inclusão de catadores de materiais recicláveis

noticia-cooper-regiao-siteNo último dia 24 de novembro, a Secretaria Geral da Presidência da República divulgou as quatro iniciativas vencedoras do II Prêmio Cidade Pró-Catador. Londrina ficou em primeiro na Categoria D, de cidades com mais de 300 mil habitantes. As demais cidades vencedoras foram Brazópolis (MG), Manhumirim-MG e Santa Cruz do Sul-RS.

Leia mais

Catadores pedem implantação de coleta seletiva em municípios brasileiros

coleta seletivaA implantação da coleta de lixo seletiva nos municípios e a negociação das prefeituras diretamente com as cooperativas de catadores fazem parte das prioridades debatidas durante a 1ª Conferência Livre de Meio Ambiente de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis do Estado do Rio de Janeiro, realizada nos dias 26 e 27 de agosto.

Com a vigência da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a partir de 2014 ficam proibidos os lixões no país e todas as prefeituras terão de dar um fim adequado aos resíduos, por meio de centros de tratamento e da coleta seletiva.

A coordenadora do Movimento Nacional dos Catadores no município do Rio, Claudete Costa, reivindica que os resíduos sejam destinados às cooperativas em vez de serem enviados às empresas de reciclagem. “O nosso principal objetivo é a implantação da coleta seletiva com a inclusão dos catadores. Ainda não ocorreu de fato a coleta com apoio do catador, que não está sendo o protagonista nesse processo. Já somos reconhecidos como profissão, mas nossa maior luta é que as prefeituras contratem as cooperativas como prestadoras de serviço”, afirmou Claudete.

Leia mais

Sistema subterrâneo de coleta de lixo no Rio de Janeiro: exemplo do que não foi e poderia ter sido

coleta de lixoJá se perguntou qual será o legado da atual geração de seres humano para os próximos milênios? Um, particularmente, é certo e tem reflexos significativos para o próprio planeta. O lixo. E o legado dos eventos esportivos para o Brasil?

Evidenciadas nas manifestações iniciadas em junho, uma pergunta frequente feita pela população, especialmente pelos habitantes cariocas – sede tanto da Copa do Mundo de 2014 como das Olimpíadas de 2016, tem sido qual será o legado dos eventos esportivos para os serviços públicos e a qualidade de vida da população.

Sem dúvidas, o Rio de Janeiro vive um momento ímpar na sua história, com muitos investimentos e novas construções. Entretanto, a percepção da maioria da população, dado o histórico do pan-americano, tem sido que pouco irá ficar de benefício para o cotidiano da cidade. Um aspecto dos serviços públicos que evidencia essa preocupação é a gestão de resíduos sólidos.

Leia mais

Monitoramento é essencial para gestão da coleta seletiva

Realizado periodicamente, os indicadores sobre a qualidade da separação mostram a adesão da população

Monitoramento é essencial para gestão da coleta seletivaA partir da cobrança do Ministério Público para que o Município adequasse a situação do aterro controlado, na época com capacidade praticamente esgotada, foi iniciada em 2009, a coleta seletiva de Ibiporã – PR. Com o princípio de segregar os resíduos na fonte geradora, antes mesmo da publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), o programa priorizou a participação da população, sensibilizada por meio de campanhas de educação ambiental no rádio, TV e de porta a porta em todas as casas da cidade.

Até aí, muitos municípios já fizeram, o que hoje se tornou uma obrigação legal. Porém, um dos maiores diferenciais da coleta seletiva de Ibiporã foi o programa de monitoramento, desenvolvido para acompanhar a implantação em 2009 e em andamento até hoje. A Master Ambiental é responsável pelo monitoramento, descrito em relatórios mensais. Já foram entregues mais de 40 relatórios desde o início do programa, o que possibilita um histórico da evolução da coleta seletiva muito raro de encontrar nos Municípios brasileiros.

Leia mais

O desafio dos novos prefeitos é cuidar do lixo

O desafio dos novos prefeitos é cuidar do lixoQuando os prefeitos assumiram seus cargos no início deste ano, provavelmente já perceberam o grande “abacaxi” que precisam descascar: o gerenciamento de resíduos sólidos municipais.

O prazo derradeiro da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei 12.305/2010) para acabar com lixões e implantar sistemas de coleta seletiva é agosto de 2014. Quanto mais a data se aproxima, gera uma grande dor de cabeça aos gestores municipais (ou pelo menos, deveria).

O principal problema é que a maioria ainda pensa com mentalidade ultrapassada, acostumada a jogar todo lixo em um grande buraco, a céu aberto, misturados, sem valor algum. Os inúmeros lixões demonstram a ausência histórica de preocupação com o meio ambiente e saúde das pessoas – algo sobre o qual, felizmente, já começa a haver mais consciência.

Leia mais

SP lança manual para ajudar cidades na gestão de lixo

Menos de 100 municípios brasileiros entregaram seus planos de gestão de lixo no prazo determinado pela Política Nacional de Resíduos Sólidos. Na tentativa de ajudar as prefeituras a avançarem na questão, a Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, junto com Abrelpe e Iswa, lança o Manual de Boas Práticas no Planejamento para a Gestão de Resíduos Sólidos

gestão de lixoO Brasil anda enfrentando dificuldades para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), sancionada em 2010. Mais da metade dos municípios do país ainda possuem lixões que, segundo estabelece o plano, devem ser fechados até 2014 e substituídos poraterros sanitários.

O cumprimento da exigência parece cada vez mais longe de ser alcançado e, possivelmente, terá o mesmo fim de outra imposição da Política: a apresentação de planos de gestão de resíduos sólidos.

Leia mais

Aterros sanitários de pequeno porte são opção para cidades menores

Estudo mostra que método para descarte de resíduos sólidos não altera qualidade do solo ou de água subterrânea

Aterros SanitáriosAterros sanitários de pequeno porte e alternativas para o descarte de resíduos sólidos urbanos em pequenas cidades foram o tema da tese de doutorado de Cristiano Kenji Iwai, da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP. Formado em Engenharia Civil, Iwai comprovou que, em geral, não houveram alterações significativas na qualidade do solo e das águas subterrâneas, que invalidassem o método que é criticado por alguns técnicos.

Leia mais

Ibaiti contrata cooperativa de catadores para a coleta seletiva

Com consultoria da Master Ambiental, campanha da coleta seletiva começa ainda em outubro

Após o fim do período eleitoral, a Prefeitura de Ibaiti retoma o projeto de coleta seletiva com força total para concluir a implantação no mandato do Prefeito Peté e dar um passo decisivo para a adequação da gestão de resíduos sólidos no Município.

Um marco importante ocorreu na última quarta-feira, dia 10 de outubro, com a assinatura pelo Prefeito do contrato de prestação de serviços com a Coopersoli – Cooperativa da Coleta Seletiva Solidária de Ibaiti. Leia mais

Master Ambiental participa de seminário em Assis sobre Coooperativas Populares

Evento na Unesp reuniu catadores de materiais recicláveis para discutir experiências das cooperativas populares

Coooperativas PopularesA Master Ambiental se fez presente no 5º Seminário de Articulação de ITCPs – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, da USP, UNESP (núcleo Assis), FGV, UNICAMP e UFSCar,e também no I Seminário das ITCPS Paulitas de Resíduos Sólidos, realizados simultaneamente no campus da Unesp de Assis,SP, dos dias 12 a 15 de setembro.

Leia mais