Brasileiro desenvolve sistema natural para tratamento de esgoto

noticia-tratamento-esgoto-3Um dos maiores desafios das áreas rurais espalhadas pelo Brasil é ter acesso aos sistemas de tratamento de esgoto. Por conta disso, muitas comunidades despejam os dejetos sem qualquer tratamento em áreas de mananciais. Diante deste contexto, o engenheiro ambiental Jonas Rodrigo dos Santos desenvolveu um sistema natural que evita a contaminação da água ao retirar a maior parte das impurezas.


Realizada em Capanema, área rural do Paraná, a experiência foi tão bem sucedida que recebeu destaque em um dos concursos da Agência Nacional de Águas (ANA). No local, nota-se a ausência de conexão às redes de distribuição de água e de estrutura para saneamento básico, condição similar a de diversas regiões brasileiras.

noticia-tanque-das-raizesAntes de instalado o sistema, todo o esgoto da propriedade era despejado em uma fossa negra, sem tratamento de qualquer espécie. O reservatório também não apresentava isolamento ou contenção, o que resultava na contaminação do solo, dos recursos hídricos e contribuía para o desenvolvimento de vetores.

A partir de um ciclo composto por cinco fases de limpeza, o sistema trata os dejetos humanos e de uma dúzia de suínos. Assim, a central de tratamento conta com uma fossa séptica e tanque de zona de raízes, dividido em filtro de pedras grosas, filtro de pedra brita, filtro de pedrisco e carvão ativado. Para potencializar o processo, foram utilizadas plantas para a purificação de água resultante, tais como bananeiras e taiobas.

Os resultados foram positivos. Depois de purificada, a água residual alcançou um alto nível de qualidade, com 170 miligramas de material sólido por litro. Antes da instalação, esse número atingia os 8.381 miligramas. Também foram reduzidas as quantidades de fósforo, amônia e coliformes termotolerantes.

O engenheiro garante que a capacidade de purificação obtida pelo sistema foi altamente eficiente. Logo, o efluente final pode ser direcionado a rios, córregos ou lagos, sem causar contaminação. Outro diferencial do sistema é a aparência semelhante a um jardim.

Fonte: Com informações do portal CicloViv
o

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários