Garota de 17 anos cria sistema que purifica água e gera energia

sistema que purifica águaÉ possível criar um sistema que purifica água enquanto gera eletricidade de modo sustentável e acessível? Disposta a responder essa pergunta, a jovem australiana de 17 anos, Cynthia Sin Nga Lam, colocou a criatividade em jogo e ficou conhecida nos sites de notícia na última semana. Ela desenvolveu o H2prO, sistema portátil com exatamente o propósito contido na pergunta que iniciou esse parágrafo.

Solução recomendada para comunidades isoladas, uma vez que supre duas necessidades básicas simultaneamente, a ideia levou Cynthia a ser uma das finalistas do Google Science Fair. O funcionamento da engenhoca é simples. Ao passo que a unidade superior gera energia, a base tem a finalidade de purificar a água.

Em conjunto, as duas partes são movidas por dióxido de titânio e luz, substâncias que promovem, durante as duas horas de processo, uma remoção com eficiência de 90% dos poluentes orgânicos da água.

Acompanhe a explicação (em inglês) de Cynthia, que revela a importância da invenção em um cenário global de crise energética e poluição da água:
{youtube}LBS_PbpXnrM{/youtube}


Fonte: Com informações do portal ecodesenvolvimento.org
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários