A credibilidade do auditor e do perito ambiental

A credibilidade do auditor e do perito ambientalNa medida em que as empresas são cada vez mais cobradas a cumprirem a legislação ambiental, o mercado demanda profissionais habilitados nesta área. Seja por meio da fiscalização dos órgãos públicos, seja por requisitos do próprio mercado ou ainda pelo esforço preventivo dos empreendedores, o cenário de exigências se potencializa.

O empresário antenado compreende que uma denúncia de poluição pode arruinar o seu negócio. Cada vez mais a sociedade deixa de tolerar empresas que não tomam os devidos cuidados com o meio ambiente.

 

Nesse contexto, a auditoria consiste em uma ferramenta importante para se antecipar a futuros problemas com as comunidades do entorno e com a sociedade em geral, porque ponto a ponto verifica as conformidades, não conformidades e requisitos legais aplicáveis a determinada atividade.

 

Quando um empreendedor deseja conhecer a situação da empresa que comanda em relação ao cumprimento da legislação ambiental, o ideal é que contrate uma auditoria ambiental de terceira parte para que o profissional independente faça uma avaliação confidencial e a diretoria tome consciência da real condição da empresa.

 

Para a empresa, realizar uma auditoria voluntária revela uma postura proativa, já que visualizar com precisão os erros e possibilidades de melhorias, é possível prever no orçamento os investimentos indispensáveis para cumprir a legislação. Muitas vezes, uma simples mudança de procedimento é suficiente para evitar problemas com eventuais fiscalizações.

 

Por sua vez, nas auditorias compulsórias, ou seja, obrigatórias, o profissional independente audita a empresa e envia o relatório ao órgão ambiental. No Instituto Ambiental do Paraná (IAP), por exemplo, é necessário que o auditor habilitado esteja cadastrado.

 

Apesar da relevância do serviço, faltam auditores ambientais experientes no mercado. Assim, em um panorama de muita teoria e pouca prática, o melhor caminho que um profissional interessado a começar a carreira na área pode trilhar é participar de auditorias, mesmo que sem remuneração, para obter experiência.

 

Do mesmo modo, para se tornar um perito judicial ambiental competente, a ser nomeado por juízes em processos que dependem da prova pericial, o profissional precisa acumular conhecimentos não só teóricos como em sua vivência prática. Para tanto, é fundamental a realização de auditorias e outros trabalhos de consultoria que demonstram a experiência, independência e competência profissional.

 

Assim, tanto a auditoria como a perícia são atividades que precisam de grande credibilidade e profissionalismo.

Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários