Master Ambiental faz diagnósticos de fauna e flora em hidrelétricas no Paranapanema

Biólogos estudam entorno dos reservatórios de Rosana e Chavantes para a Duke Energy International Geração Paranapanema

diagnósticos de fauna e flora

A concessionária de energia elétrica Duke Energy International Geração Paranapanema, que administra oito reservatórios do Rio Paranapanema, contratou a Master Ambiental para realizar diagnósticos de fauna e flora em áreas do entorno das represas de Rosana e Chavantes. O rio Paranapanema, com mais de 900 km de extensão, é conhecido por formar a divisa natural entre os estados do Paraná e São Paulo.

Um dos trabalhos envolve a represa de Chavantes, localizada no encontro dos rios Itararé e Paranapanema, e o outro se estende à usina de Rosana. As matas ciliares remanescentes na região possuem composição diversificada da fauna e da flora do bioma Mata Atlântica.

Apesar das diversas interferências no ambiente natural, a região ainda mantém espécies importantes para o ecossistema nativo. O biólogo e consultor Eduardo Panachão, especialista em recuperação e manejo de sistemas florestais, cita importantes espécies de árvores identificadas, tais como alecrim, figueira, peroba, cedro e pau-marfim.

Segundo ele, são exemplos de árvores que dependem de um equilíbrio do ambiente para sobreviver. “Algumas têm mais de 200 anos de idade e impressionam pelo tamanho”, valoriza.

Para realizar diagnóstico dessa dimensão, que envolve percorrer quilômetros nas margens das represas, a equipe especializada da Master Ambiental precisa estar preparada.

Além de demandar esforço físico dos profissionais, a imersão em campo conta com auxilio de barqueiro e mateiros, atenção constante da equipe e uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

De acordo com o biólogo, a experiência da equipe e o planejamento são requisitos fundamentais para evitar riscos. “Podemos encontrar cobras, aranhas ou adentrar em áreas dominadas por espinhos e cipó”, exemplifica. Por outro lado, ele lembra que “quem gosta de natureza pode contemplar as paisagens”.

Monitoramento envolve nove fragmentos de floresta de Chavantes

A Duke Energy International Geração Paranapanema realiza um importante programa de revegetação às margens dos reservatórios do Paranapanema. O segundo trabalho busca identificar, em ilhas e nas chamadas Áreas de Conservação Ambiental (ACAs) dos reservatórios de Rosana e Chavantes, como os reflorestamentos estão favorecendo a recuperação das áreas degradadas.

O biólogo e analista ambiental Dalton Zeidan esclarece que os dois diagnósticos se complementam. “ Com o cruzamento dos dados obtidos nos campos, a equipe da Master Ambiental terá subsídio para propor medidas de conservação ambiental no entorno dos reservatórios”, conclui.

Saiba mais sobre a Consultoria da Master Ambiental!

Conheça nosso portfólio

Comentários