Por que devemos ter mata ciliar nos rios

A água é o grande capital natural do Brasil; portanto, temos de preservá-la

Fernando de Barros

Muito se tem discutido, através da imprensa, a respeito das matas ciliares. Mas afinal, por que esta vegetação nas margens dos rios é tão importante para o meio ambiente? A água é um bem natural indispensável para a vida humana, animal e vegetal. Com a sua falta, todos morreríamos de sede em pouco tempo. Temos, portanto, de protegê-la e garantir sua qualidade.

Mais de 70% da água potável em rios e lagos é consumida na agricultura, com a irrigação e especialmente na dessedentação dos animais. Nosso País já é um dos maiores produtores de alimentos do mundo e caminha para ser o maior deles. Todos sabem que quem lidera a produção de alimentos no planeta acaba também por ser um dos líderes mundiais, pois muitos passam a depender dele. O Brasil é rico em água. Temos cerca de 12% da água potável do mundo, um capital natural que nenhum outro país possui. É preciso, porém, zelar por sua quantidade e qualidade, para não comprometer nosso agronegócio.

Um amigo, diretor de um banco, me contou que esteve na China e, em audiência com autoridades daquele país, se vangloriava de nossa produção de carne e de soja, quando foi interrompido pelo ministro chinês, que afirmou: ‘‘O senhor sabe por que compramos carne e soja do Brasil? É porque não temos nem a metade da água que seu país tem; quando compramos carne e soja estamos, na verdade, comprando água’’. Este meu amigo, economista, comentou comigo: ‘‘Temos mesmo que proteger os rios e as nascentes para que realmente possamos ser o maior produtor de alimentos de mundo, e liderá-lo’’.

Este importante recurso hídrico vem das pequenas nascentes, corre por riachos desembocando em rios maiores, em propriedades onde há plantios de soja, milho e outras culturas, onde são utilizados fertilizantes e agrotóxicos, onde o solo é preparado para o plantio muitas vezes com o revolvimento da terra, que com chuvas fortes pode haver perda de solo fértil que acabam por ser carregados para o rio mais próximo.

A função das matas ciliares é justamente impedir que os fertilizantes, agrotóxicos e o resultado da erosão sejam encaminhados para os cursos d’água, fazendo o papel de filtro que impede que estes resíduos sejam carreados para o rio, poluindo-os.

A largura da mata ciliar nos rios deve ser proporcional à largura do corpo hídrico, pois se o rio é grande, é sinal que drena uma área muito grande, e consequentemente a quantidade de material indesejável que chega a ele é maior, e precisa de um filtro grande para protegê-lo. De nada adianta ganharmos área de plantio se perdermos a qualidade da água.

Conheça mais sobre a Consultoria da Master Ambiental – Clique aqui

 

Comentários