30 fotos que mostram que é possível projetar cidades para os pedestres

noticia-antes-depois-1Proporcionar mais espaço aos pedestres é uma das principais metas dos projetos de renovação urbana em muitas cidades do mundo.

Recorrendo à distribuição do espaço público, que implica, muitas vezes, em restringir os espaços dos automóveis – seja nas ruas ou estacionamentos -, plantar mais árvores, construir mais calçadas e ciclovias e estabelecer novas zonas de lazer, é possível projetar lugares mais acolhedores, com menos congestionamento viário e que fomentam o uso de meios de transporte sustentáveis, como as caminhadas e o ciclismo.


Visando divulgar as renovações que mudaram o desenho das cidades, o coletivo brasileiro Urb-I, composta por arquitetos e urbanistas, iniciou o projeto Antes/Depois, que, como diz seu nome, mostra como era as ruas no passado e como são hoje, expondo indubitáveis mudanças em seus desenhos.

O projeto tem caráter colaborativo, então, qualquer pessoa pode recorrer ao Google Street View ou outra ferramenta para divulgar as mudanças que estão acontecendo em sua cidade.

Veja, a seguir, a renovação de alguns espaços urbanos:

noticia-antes-depois-1

Padre Alonso de Ovalle, Santiago de Chile. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-2 2

Padre Alonso de Ovalle, Santiago de Chile. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-3
Apoquindo, Santiago de Chile. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-4
Bank St., Adelaida, Austrália. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-5
Forth St., Auckland, Nova Zelânda. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-6
Forth St., Auckland, Nova Zelânda. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-7
Griffith Park Boulevard, Los Angeles, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-8
Minquen W Rd, Taipei, Taiwan. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-9
Calle Marqués de Leganés, Madri, Espanha. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-10
Coenties Slip, Nova York, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-11
Regnbuepladsen, Copenhague, Dinamarca. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-12
Rue St. Hubert, Montreal, Canadá. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-13
R Sacadura Cabral, Rio de Janeiro, Brasil. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-14
R Nova do Carvalho, Lisboa, Portugal. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-15
Plaza Tiradentes, Rio de Janeiro, Brasil. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-16
Dutch Kills Green, Queens, Nova York, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-17
Palace St., Dublin, Irlanda. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-18
Avenue General Brosset, Lyon, Francia. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-19
Avenue Shamrock, Montreal, Canadá. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-20
Agias Sofias, Salónica, Grécia. Imagem 2015 por Kosmas Anagnostopoulos. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-21
Av. Duque de Ávila, Lisboa, Portugal. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-22
Avenida Francisco I Madero, Cidade do México. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-23
Avenida José Larco, Lima, Peru. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-24
Avenue General Brosset, Lyon, Francia. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-25
Stationsstraat, San Nicolás de Flandes, Bélgica. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-26
Strada Halelor, Bucarest, Romênia. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-28
Times Square, Nova York, Estados Unidos. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-27
Venn St., Londres, Reino Unido. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-29
Young St., Southport, Austália. Cortesia de Urb-I

noticia-antes-depois-30
Shlomtsiyon HaMalka, Jerusalém, Israel.Cortesia de Urb-I

Fonte: www.archdaily.com.br
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários