Como está a preparação para a Semana do Meio Ambiente em sua empresa?

Confira algumas dicas e organize-se

noticia-ikeda-educacao-ambientalEsse ano, a Semana do Meio Ambiente será comemorada do dia 5 ao dia 9 de junho. É um momento importante para as empresas conscientizarem, educarem e incentivarem ações em prol do ambiente, refletindo sobre seu papel na preservação ambiental e implementarem medidas sustentáveis em suas operações. Afinal, além de ser uma responsabilidade social, a sustentabilidade empresarial traz benefícios tangíveis, como a redução de custos operacionais.

Para auxiliar sua empresa a aproveitar ao máximo a Semana do Meio Ambiente e promover ações ambientais significativas, a Master Ambiental apresenta algumas sugestões. Confira!

Programa de Educação Ambiental

Um programa de educação ambiental (PEA) é essencial para sensibilizar e engajar colaboradores em relação à importância da preservação do meio ambiente. Caso sua empresa ainda não possua, talvez seja o momento de pensar a respeito. A Política Nacional de Educação Ambiental, Lei nº 9.795/1999, prevê para as empresas, entidades de classe e instituições públicas e privadas, a incumbência de promover programas de educação ambiental. Um direcionamento importante é o enfoque para capacitar os trabalhadores a adotarem procedimentos que permitam o controle efetivo sobre o meio ambiente do trabalho, assim como os impactos gerados durante os processos produtivos. A partir do ambiente de trabalho, essas atividades educativas devem também ampliar o enfoque e estimular uma maior conscientização cidadã.

Saiba mais como é feito o Programa de Educação Ambiental e Plano de Comunicação Social pela Master Ambiental.

Gestão de Resíduos Sólidos

A gestão adequada dos resíduos é um aspecto fundamental da responsabilidade ambiental. Implementar práticas de redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos é um passo importante para minimizar o impacto ambiental da empresa. Estabelecer parcerias com cooperativas de reciclagem local, realizar campanhas internas de conscientização e oferecer estrutura para a separação correta dos resíduos são ações que podem ser realizadas durante a Semana do Meio Ambiente.

A Master Ambiental também desenvolveu um treinamento de Gestão de Resíduos Sólidos que tem o objetivo de transferir ferramentas de raciocínio chave para o entendimento do porquê e como fazer a gestão de resíduos sólidos em conformidade com a legislação.  O treinamento é totalmente online e pode ser contratado pelas organizações para promover a gestão correta dos resíduos. Muitas empresas utilizam deste treinamento para cumprir atividades do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e dos Programas de Educação Ambiental. Para saber mais sobre esse treinamento, acesse nossa plataforma online de cursos aqui.

Palestras para promover ações ambientais

Durante a semana do meio ambiente, as organizações também podem promover palestras, treinamentos, workshops e atividades práticas, disseminando conhecimento e buscando incentivar mudanças de comportamento sustentáveis no ambiente de trabalho. Incentivar a participação ativa dos funcionários, criando grupos de trabalho e projetos, fortalece o compromisso com a sustentabilidade.

É possível também incentivar ações voltadas para a eficiência energética e uso consciente da água que podem gerar economia significativa. Uso de iluminação LED, desligamento de equipamentos em horários não utilizados, otimização do sistema de climatização e até investimento em energias renováveis. Criar metas para redução de consumo de energia e uso consciente da água pode ser uma proposta para os colaboradores.

Mobilidade Sustentável

Que tal estimular alternativas sustentáveis de transporte para todos da organização? Carona solidária, o uso de bicicletas e o incentivo ao uso de transportes públicos são opções que podem ser apresentadas. Essas ações contribuem para a redução da emissão de gases poluentes e promovem um estilo de vida mais saudável. Durante a Semana do Meio Ambiente, a empresa pode promover palestras e workshops sobre mobilidade sustentável e incentivar a participação com campanhas.

A Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade valiosa para inspirar e implementar ações ambientais em sua empresa. Com criatividade, comprometimento e o apoio de especialistas em consultoria ambiental, sua empresa pode se tornar um exemplo de sustentabilidade e fazer a diferença em prol do meio ambiente.

Quer saber mais como a Master Ambiental pode te ajudar? Entre em contato com um de nossos consultores, clique aqui. 

Faça também o download de nosso portfólio completo:

Conheça nosso portfólio

 

Comentários