Arena do Grêmio recebe certificação LEED

Arena do Grêmio recebe certificação LEEDEm meio aos jogos da Copa do Mundo, a Arena do Grêmio recebeu a certificação LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design) na categoria prata, que atesta a sustentabilidade de empreendimentos. Concedido pela United States Green Building Council (USGBC), com sede em Washington (EUA) e reconhecido oficialmente, o selo é o mais utilizado no mundo para projetos que cumprem requisitos sustentáveis.


A Arena, que agora faz parte da categoria de empreendimentos sustentáveis, adiantou-se ao desenvolver todo o projeto do equipamento multiuso adaptado aos padrões de sustentabilidade e da Fifa. Segundo o gerente de Facilities da Arena do Grêmio, Carlos Rossi, poucas construções no país recebem este tipo de certificação. Até maio deste ano, apenas 164 construções brasileiras receberam o selo.

“Para que fosse garantido o certificado, os fornecedores da Arena precisaram estar cadastrados, para que a fiscalização tivesse controle sobre o material”, explicou Rossi. Com isso, espera-se, dentre outros aspectos, promover o combate da poluição e a economia no consumo.

Os 51 pontos garantiram o certificado por compreender itens como: prevenção ativa de poluição na construção; escolha do terreno; densidade de desenvolvimento e envolvimento com a comunidade; coleta de água das chuvas; redução no uso da água; desempenho energético mínimo; armazenamento e coleta de recicláveis; uso de materiais regionais; e inovação em design.

No caso do material reciclado, por exemplo, a Arena adotou a madeira de demolição e reflorestamento (com certificado FSC®) e aço reciclado em 50% da obra. Os motores, por sua vez, não tinham substâncias poluentes, como a graxa para a lubrificação, substituída pela tecnologia de magnetismo, e o ar condicionado com gases que não contaminam. Já a água é reaproveitada de coleta da chuva, em dois locais: nas calhas d’água da cobertura e no fosso da grama.

Inaugurada em dezembro de 2012, a Arena sedia os jogos do Grêmio e também já recebeu a seleção brasileira. Com propósito semelhante, o estádio do Internacional, conhecido por Beira-Rio e que recebe os jogos da Copa do Mundo em Porto Alegre, também foi construído para obtenção do LEED.

Fonte: Com informações do Globo Esporte
 

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários