Entenda de uma vez por todas porque é tão importante proteger as bocas de lobo

 proteger as bocas de loboA Master Ambiental já publicou sobre essa dica diversas vezes, mas se você ainda não conhece os benefícios de proteger a boca de lobo das ruas, leia essa matéria. É importantíssimo para a qualidade da água urbana!

Pouca gente já parou para pensar em como funciona o sistema de drenagem das águas da chuva nas cidades.

Antigamente, antes da impermeabilização solo, do concreto, do asfalto, as cidades eram um ambiente natural. A floresta retinha mais o solo e seus nutrientes enquanto a água da chuva regava as plantas e infiltrava lentamente pelas raízes que funcionavam como um filtro protetor de erosão e sedimentação.

Com o desmatamento e a urbanização, alteramos o uso do solo e também o caminho das águas. Para isso, servem as galerias pluviais, bueiros e bocas de lobo, são como os ralos da rua que carregam a água da chuva ( que não é esgoto sanitário!) diretamente para os rios.

Grandes obras geram muita poeira, movimentação de terra, restos de britas, areia, cimento, concreto, etc. Sem a contenção desses materiais, acabam sujando as ruas e prejudicando o assoreamento dos rios urbanos, pois esses detritos são carreados diretamente através do sistema de drenagem diretamente para os rios.
Por isso, a proteção de boca de lobo é essencial e deveria ser obrigatória, além de outras medidas como o armazenamento de materiais e resíduos com contenção, limpeza periódica das vias e uma série de procedimentos simples que podem minimizar impactos ambientais das obras. Sobre esse assunto, leia a matéria Conheça 10 medidas simples para um canteiro de obras mais sustentável.

Mas agora vamos enfocar as bocas de lobo. A proteção delas com filtros ou mantas é algo muito simples que pode conter uma grande quantidade de sedimentos.

Essa manta instalada no sistema de drenagem urbana protege a boca de lobo e consequentemente evita que diversos resíduos cheguem até os rios.

Com a manta, é possível evitar o entupimento das galerias, com a entrada de terra, brita, areia e outros materiais volumosos.

O assoreamento, caracterizado pelo acúmulo de resíduos e terra no fundo dos corpos d’água, prejudica a vida aquática e a saúde do rio, além de diminuir sua capacidade de portar água, ocasionando transbordamentos e enchentes.

Apesar de tantos benefícios, a prática ainda não é adotada. Mas seria muito simples que em cada rua os próprios moradores, em parceria com os órgãos públicos de limpeza urbana, conselhos, entre outros, realizassem um projeto para incentivar a adoção de bocas de lobo. Ou seja, a proteção, muito barata, seria instalada nos bueiros, enquanto que moradores e a própria varrição pública cuidariam de recolher os materiais acumulados no filtro.

A manta de proteção é o último recurso para evitar que sedimentos da obra atinjam as galerias. Caso os resíduos cheguem até ali, significa que outras ações não foram aplicadas. Nesse sentido, algumas práticas preventivas adotadas dentro de obras para evitar a saída de terra são: a concretagem ou a aplicação de uma camada de brita na área de tráfego de veículos; a lavagem das rodas dos veículos antes da saída do canteiro, a construção de muretas na face interna dos tapumes, o preparo de valas de infiltração no limite dos portões e a proteção dos taludes com manta geotêxtil, lona ou vegetação.
Confira o passo a passo para montar uma proteção de boca de lobo:
como-fazer-a-cotencao-de-residuos-7


Leia também sobre a proteção de boca de lobo e a consulturia para LEED, clique aqui.
 

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários