Obras do Catuaí em Cascavel impulsionam desenvolvimento ambiental

Com a consultoria da Master Ambiental, empreendedores buscarão certificação verde para a construção

desenvolvimento ambientalAs obras do Shopping Catuaí em Cascavel, região oeste do Paraná, que contam com a consultoria da Master Ambiental, começam a ser aceleradas neste mês de junho. Com enfoque no desenvolvimento regional, o projeto observa diversos critérios ambientais a fim de obter a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design). Será a primeira unidade da BRMALLS a ser certificada.

A Master Ambiental trabalha com os empreendedores no licenciamento desde o início do projeto. De acordo com Carlos Levy, coordenador técnico da Master Ambiental, o projeto do Catuaí Cascavel se destaca pelos investimentos em favor do meio ambiente, como a captação de água de chuva, reuso de água cinza, gestão dos resíduos durante a obra e na operação, equipamentos economizadores de água e energia elétrica, sistema de esgoto protegido contra vazamentos, adaptação do projeto à paisagem, iluminação controlada para não prejudicar o entorno, recuperação de matas ciliares e nascentes.

Além disso, como compensação, os empreendedores serão responsáveis por implementar melhorias no jardim zoológico, recuperação e preservação de áreas de preservação externas ao shopping. Além da instalação de bueiros ecológicos e construção de dissipadores de energia na área da bacia hidrográfica para melhorar a qualidade da água do Rio Cascavel.

Já foram executadas algumas das medidas ambientais no entorno, como a recuperação da Área de Preservação Permanente (APP) de uma região de nascentes até o Lago Municipal de Cascavel, o que extrapola os limites do terreno do empreendimento. O trabalho de recuperação objetiva o enriquecimento florestal dos remanescentes existentes, com mudas nativas, e o cercamento para proteção das mudas plantadas.

Outro trabalho em desenvolvimento é o Plano de Controle de Erosão e Sedimentos, (Plano ESC), que consiste em levantar todos os riscos e definir novos procedimentos, como a implantação de valas de infiltração, corredor de acesso de caminhões, bacia de lavagem de concreto, barreira de contenção, controle de vazamento de óleo dos maquinários e outras iniciativas, como treinamento para funcionários que executam a terraplenagem.

O projeto prevê ainda a orientação e implantação de passagens para animais nativos que circulam no entorno do Lago Municipal de Cascavel para permitir que vençam as barreiras impostas pelas ruas existentes e possam circular sob a Rua Machado de Assis até a área de preservação ao Parque Ecológico Paulo Gorsk.

Por esses motivos, Carlos Levy observa que o empreendimento trará benefícios para a região. “Alem de trazer empregos e divisas para o Município e ser uma nova opção de lazer e compras, o shopping terá eficientes controles ambientais e inovações, melhorando as condições ambientais do seu entorno, sendo um exemplo de construção sustentável”, comenta.

Todas essas mudanças, treinamentos e cumprimentos da legislação serão documentados pela Master Ambiental e enviados para, onde será avaliado e aprovado como construção sustentável, LEED.

Para Carolina Mori, arquiteta da Master Ambiental, a certificação LEED é muito importante para comprovar o cumprimento de cada ação ambiental que torna a obra efetivamente sustentável. “Se não fosse auditado e documentado, a pressa para construir acaba fazendo com que os critérios ambientais sejam deixados de lado. A certificação realmente mostra que os controles ambientais foram seguidos”. Conclui.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários