Profissional gabaritado em certificação LEED é raridade no interior

Maioria dos profissionais fica concentrada na capital paulista

certificação LEEDSão muitas as vantagens de contar com um profissional com credenciamento designado como LEED AP (Accredited Professional), cuja competência em construção sustentável é atestada pela fundação Green Building Council Institute (GBCI).

Além de os empreendimentos buscarem o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) para evidenciar o atendimento a critérios de sustentabilidade na construção, profissionais que conduzem projetos em busca de certificação também podem ter a competência atestada para tanto. Por meio de alguns testes, reconhecidos pelo USGBC, o profissional recebe o credenciamento LEED AP, em português, Profissional Credenciado LEED.

A empresa com um profissional desta competência pode se sentir confiante perante as demais e os clientes. Apesar disso, ainda é baixo o número de profissionais gabaritados no Brasil, que atualmente exibe um quadro com somente 90 GAs e 121 APs.

A primeira etapa do credenciamento, o GA (Green Associate), atesta conhecimentos sólidos dos princípios e das práticas de construção sustentável, ou seja, demonstra o domínio do profissional de como tornar o empreendimento ambientalmente adequado. A segunda etapa do credenciamento, o LEED AP, além de comprovar esta mesma capacidade, constata compreensão avançada em áreas especializadas do sistema de classificação LEED e afirma profundo conhecimento técnico de LEED.

A maioria dos profissionais com estes credenciamentos, cerca de 62%, está concentrada no estado de São Paulo e no Rio de Janeiro (11,9%). No Paraná, são menos de 20 especialistas gabaritados e em Londrina há apenas um, da Master Ambiental. Assim, a importância da certificação se evidencia, já que ela ainda é rara no interior, onde deve se consolidar com o tempo.

Criado pelo USBGC (United States Green Building Council) e reconhecido como padrão internacional, o selo LEED tem o propósito de avaliar se uma construção atende, de fato, a uma série de requisitos em sustentabilidade. Para isso, é adotado um sistema de avaliação que abrange critérios obrigatórios e opcionais distribuídos em nove categorias, segundo versão 4 do referencial. Processo Integrado, Localização e Transporte (LT), Terreno Sustentável (SS), Eficiência no Uso da Água (WE), Energia e Atmosfera (EA), Materiais e Recursos (MR), Qualidade Ambiental Interna (EQ), Inovação (IN) Prioridade Regional (RP).

Diante da variedade de parâmetros avaliados, acompanhar as especificidades de cada uma das categorias de critérios requer conhecimentos aprofundados nas áreas específicas. Assim que atestado, este domínio é suficiente para que o profissional conduza um projeto de certificação do começo ao fim, orientando os projetistas segundo as exigências do selo.

O profissional pode optar por se especializar em cinco diferentes campos: Projeto e Construção de Edifícios (LEED AP BD+C), Operação e Manutenção (LEED AP O+M), Projeto e Construção de Interiores (LEED AP ID+C), Desenvolvimento de Vizinhança (LEED AP ND) e Casas (LEED AP Homes). A primeira especialidade, LEED AP BD+C, atesta o conhecimento do profissional nas fases de projeto e construção de edifícios verdes nos setores comercial, residencial, educacional e de saúde.

Além da carga de conhecimento, o credenciado também soma benefícios ao empreendimento que conduz, que ganha um ponto na categoria Inovação (ID). A existência deste ponto é, muitas vezes, determinante para a mudança de nível do LEED, que pode ser emitido em quatro tipos: certificação, prata, ouro ou platina.
Embora fortemente recomendado, possuir um profissional especialista não é obrigatório para o processo de certificação LEED. Como diferencial, a Master Ambiental conta com uma profissional da arquitetura com o credenciamento da categoria LEED AP BD+C. “O cliente tem a garantia de que um profissional qualificado está conduzindo o processo de certificação e a empresa tem convicção de oferecer um serviço diferenciado e de qualidade”, valoriza a arquiteta credenciada em LEED Bárbara Gimenez, analista da Master Ambiental.
Consulte os profissionais LEED AP no Brasil no link do GBC Brasil ou diretamente site do USGBC.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários