Sim, vale a pena

Aquecedor solar traz economia na conta de luz e evita danos ao meio ambiente

por Fernando de Barros

É impressionante como a tecnologia é capaz de criar produtos para nosso conforto. No entanto, para a grande maioria deles, precisamos de energia para fazê-los funcionar. É a eletricidade, é o gás natural, é o petróleo que movem nossos equipamentos e nos dão maior qualidade de vida.

O problema é que muitas destas fontes de energia degradam o meio ambiente, causando perdas de biodiversidade – no caso em especial das usinas hidrelétricas – e a queima de combustível fóssil nas caldeiras com a emissão de CO2, o grande aliado do aquecimento global.

O Sol é fonte de luz e calor há muito tempo desprezado por arquitetos e engenheiros, que fecham os vãos dos imóveis e evitam a luz natural. Afinal, pensamos nós, o calor absorvido pelas construções é combatido facilmente pelo ar condicionado. E a pouca luz natural é resolvida com um simples toque no interrruptor.

Há vários anos, em especial em residências, usamos o aquecimento solar, mas muitos instaladores e construtores afirmam que não vale a pena. Alegam que os custos vão ficar elas por elas e complica muito a instalação hdráulica de uma construção.

A tecnologia avançou muito, e estes equipamentos hoje são muito mais eficientes. Captam energia gratuitamente do Sol, o que permite que usemos o aquecedor elétrico apenas nas ocasiões em que temos dias seguidos de chuva, para então elevarmos a temperatura da água ao ponto ideal para o banho.

O projeto correto de uma instalação solar é fundamental. A área das placas solares, o volume de água quente a ser armazenada e a sua distribuição nos imóveis são fatores básicos para uma instalação eficiente e econômica.

Parece que não pensamos na conta de luz quando, sem remorso, usamos o chuveiro elétrico, que tem um enorme consumo de energia. Esquecemos que, para aquela energia chegar a nossa casa, uma grande área teve que ser inundada para viabilizar uma hidrelétrica, com graves problemas de desmatamento, com enorme perda de biodiversidade.

O uso de aquecedores solares começa a tomar conta das novas construções. Nos prédios, por exemplo, o que circula dentro das placas solares e é armazenado no reservatório superior não é mais água, e sim um fluido parecido com o que colocamos no radiador de nosso carro.

Esse fluido esquenta com o calor do Sol a altíssimas temperaturas e desce em uma prumada no prédio, aquecendo a água dos apartamentos através de trocadores de calor instalados nos mesmos.

Que solução simples e econômica! Conta de luz no final do mês mais baixa e menor impacto ao meio ambiente. Sim, vale a pena. Viva o Sol. Até a próxima semana.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários