Acredite: vai faltar água

Precisamos de R$ 70 bilhões em obras até 2025 para evitar desabastecimento

Por Fernando de Barros

Muita gente acha que a água não vai faltar nunca, afinal a quantidade de água no planeta é sempre a mesma. Conheço colegas engenheiros que também pensam assim e não acordaram para o grave problema que a escassez e a disponibilidade de água com qualidade trarão para as pessoas e a economia da maioria dos países.

Quem confirma esta afirmação é o Segundo Atlas Brasil, elaborado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e que ficou disponível desde terça-feira passada, 22 de março, Dia Mundial da Água. O Atlas revela que serão necessários R$ 70 bilhões até 2025 em obras de água e esgoto para evitar desabastecimento no Brasil.

Já em 2015, 55% das cidades brasileiras poderão ter seu acesso à água comprometido; dessas, 84% necessitam de investimentos para adequação de seus sistemas produtores e 16% precisam de novos mananciais. São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal estão incluídos nessa percentagem.

O aumento vertiginoso da população mundial, a necessidade crescente de alimentos e a urbanização acelerada fazem com que o problema se agrave.

Nosso país é abençoado pela quantidade de água que temos. O Brasil tem 12% da água potável do planeta – porém, não podemos dormir em berço esplêndido.

Nossa água está ameaçada pela poluição nos rios, pela falta de mata ciliar em torno das nascentes e córregos e pela falta de matas na imensidão do Brasil, exceto na Região Norte – e, mesmo assim, por enquanto, já que o desmatamento na Amazônia continua grande.

O desperdício de água em nossas atividades do dia a dia é enorme. Muitas vezes deixamos a torneira aberta, sem necessidade, enquanto nos barbeamos ou escovamos os dentes. Usamos válvulas de descarga antigas, que despejam muita água no vaso. Ainda lavamos calçadas com água potável. Nossos netos e bisnetos vão questionar: “Como nossos antepassados podiam fazer isto sem sentimento de culpa, com tanta gente sofrendo com a falta d’água?”.

Precisamos mudar nossos hábitos, captando água de chuva para usá-la nos sanitários, limpeza e rega de jardim. É preciso colocar equipamentos economizadores em nossas torneiras. E, nos grandes empreendimentos comerciais, fazer o reuso da água.

A escassez dos recursos hídricos é uma preocupação global e afeta diversos setores; por isso, as soluções devem ser pensadas de forma multidisciplinar e sem fronteiras. Sejamos cidadãos conscientes e mudemos nossas atitudes. Uma boa semana a todos!

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Conheça nosso portfólio

Comentários