Master Ambiental capacita servidores municipais de Anápolis – Goiás

Como analisar o Estudo de Impacto de Vizinhança é o tema do curso desta quinta-feira

Master Ambiental capacita servidores municipais de Anápolis – GoiásA exigência do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para novos empreendimentos imobiliários urbanos é um importante instrumento do Estatuto das Cidades (Lei Federal nº 10.257/2001) para o planejamento e ordenamento territorial. Porém, muitos dos municípios brasileiros ainda não começaram a exigi-lo.

A capacitação será realizada no Município de Anápolis, Goiás, pelo diretor da Master Ambiental, Engenheiro Civil, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental e Mestre em Engenharia de Saneamento, Fernando de Barros, nesta quinta-feira, dia 18 de abril. É direcionada aos servidores municipais para auxiliarem a realizar a análise dos EIV apresentados pelos empreendedores ao Município.

O EIV é um documento técnico exigido previamente à emissão das licenças ou autorizações de construção, ampliação ou funcionamento de empreendimentos privados ou públicos. Deve ser elaborado por uma equipe multidisciplinar e considera os possíveis efeitos positivos e negativos do empreendimento ou atividade quanto à qualidade de vida da população residente na área e suas proximidades.

A Master Ambiental tem grande experiência no desenvolvimento de Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV), além de ministrar cursos e palestras sobre o assunto em diversas cidades. O que é o EIV e quais impactos que o empreendimento irá causar no meio urbano são alguns dos tópicos abordados, além de casos práticos vivenciados na atuação da Master Ambiental.

Segundo Barros, “o EIV ainda é um instrumento novo e por isso ainda existe pouca experiência acumulada em sua elaboração e avaliação”. Como a Master Ambiental já foi responsável por realizar o primeiro EIV em muitos municípios, foi montado esse curso de capacitação visando a disseminção do conhecimento e consolidação do instrumento, essencial para a gestão das cidades.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários