Odebrecht adota conceito de Canteiros de Obras Sustentáveis

Com a consultoria da Master Ambiental, o projeto começa a ser implantado nas obras do trecho rodoviário entre Jundiaí e Itatiba, SP

 Canteiros de Obras SustentáveisA Odebrecht Infraestrutura contratou a consultoria da Master Ambiental para implantar Canteiros de Obras Sustentáveis, na rodovia de concessão da Rota das Bandeiras, ao longo de 27 quilômetros entre as cidades de Jundiaí e Itatiba, São Paulo.

O conceito de Canteiros de Obras Sustentáveis implica em adotar práticas que minimizam os impactos ambientais nos canteiros de obras, com alguns diferenciais. “Para organizações já estruturadas, a sustentabilidade é o que tem de inovador, o que mostra a vontade de ir além”, valoriza a arquiteta e analista da Master Ambiental, Carolina Prates Mori.

A primeira fase do projeto de Canteiros de Obras Sustentáveis, já concluída, foi o levantamento de todos os aspectos ambientais dos canteiros. Questões como erosão e sedimentação, uso racional de água, desempenho energético, gerenciamento de resíduos, qualidade do ar, ruídos e vibrações, foram observadas.

“Nessa fase, identificamos a presença ou não dos aspectos, sem defini-los como positivos ou negativos”, explica a analista. Depois de identificados, os aspectos estão sendo analisados para detectar suas condicionantes, deficiências e potencialidades (CDP). O objetivo é aproveitar as potencialidades para formular as propostas de ações mitigadoras de impactos ambientais. A sugestão de medidas irá acompanhar o andamento das obras.

“A empresa já possui controles de qualidade e um setor específico de meio ambiente com um bom trabalho na área”, comenta a arquiteta. Para ela, a conscientização ambiental de todos os funcionários será essencial para a efetividade e continuidade das práticas. Serão promovidas palestras e treinamentos sobre temas relacionados à sustentabilidade e sobre as propostas sugeridas.

Algumas das posturas observadas pela analista da Master indicam a existência dessa consciência ambiental. As obras de execução de viadutos, pontes e pistas geralmente envolvem escavação e compactação de terra, por exemplo, e Por esse motivo, já são adotadas várias medidas preventivas, que podem mitigar os impactos ao ambiente, como erosão e sedimentação.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários