Economia verde: você já está engajado?

Foi-se a época em que a natureza devia ficar a nossos pés. Os tempos atuais exigem novas atitudes

Fernando de Barros

Neste último dia 5 de junho comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, às vésperas da Rio+20. Instituído oficialmente pela ONU, desde a Conferência de Estocolmo, em 1972, o dia 5 de junho é a data utilizada nos mais diversos cantos do mundo para espalhar a conscientização sobre a preservação ambiental. Empresas, governos, ONGs e muitas outras entidades promovem inúmeros eventos em todo o País. Mas, é claro, todo dia é momento de se preocupar (e agir) em cuidar melhor do planeta. É disso que depende o futuro: mudanças de atitudes.

O tema oficial eleito para a ONU para a Rio+20 é ‘‘Economia Verde: ela te inclui?’’. O termo ‘‘economia verde’’ traduz uma economia de três pilares: é de baixo carbono, eficiente no uso dos recursos naturais e promove inclusão social. Para resolver os problemas que temos hoje, não podemos ter a mesma maneira de pensar de quando os criamos, já dizia Albert Einstein.

Desta forma, temos que estar sintonizados com os novos tempos, e eles são de uma nova economia, a economia verde.

Não adianta estrilar: ela veio para ficar e temos que nos adaptar para não ficarmos para trás. O próprio lema da Conferência da ONU nos questiona se nós já nos engajamos. É o tempo da reciclagem dos resíduos, da economia do baixo carbono, da preocupação com o aquecimento global, do distanciamento dos combustíveis fósseis e do consumo exacerbado.

Os tempos atuais exigem novas atitudes que, para os mais velhos, nem sempre são fáceis de compreender, mas os mais jovens já estão sintonizados e ligados com a preservação do meio ambiente, onde não se pensa só em crescer, mas sempre em conciliar desenvolvimento com preservação ambiental. Quando me formei engenheiro civil, em 1973, na PUC-RJ, era o tempo de derrubar florestas e abrir estradas, nossa missão como engenheiro era domar a natureza, pois o homem é superior a tudo, e a natureza devia ficar a nossos pés.

Passaram-se pouco mais de 35 anos e o conceito mudou totalmente. Desde a Rio-92, quando todos os países do mundo reconheceram que o crescimento à custa do meio ambiente foi danosa ao ser humano, os problemas ambientais se agravaram. Nosso País tem a oportunidade extraordinária de se tornar uma grande nação, sem cometer os erros de outros países, sabendo conciliar desenvolvimento com preservação. Se realmente nos afirmarmos nesta direção, estaremos garantindo uma qualidade de vida muito melhor para as futuras gerações de brasileiros. Vamos nessa?

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários