Boulevard Londrina Shopping é inaugurado com consultoria da Master Ambiental

Diversidade de segmentos de lojas é destaque do empreendimento

consultoria da Master AmbientalInaugurado na última sexta-feira (3) com, aproximadamente, 45 mil m² de ambiente, o Boulevard Londrina Shopping faz parte do complexo Marco Zero, na região leste de Londrina, Paraná, e deve atrair consumidores de toda a região, como Arapongas, Rolândia, Cambé e Apucarana.

Administrado pelo grupo Sonae Sierra Brasil e situado entre as avenidas Theodoro Victorelli e Dez de Dezembro, a expectativa é que Shopping receba cerca de 600 mil visitas mensais e valorize a zona leste da cidade.

Entre marcas locais e de renome, as 236 lojas somam-se às sete salas de cinema, às 2400 vagas de estacionamento e ao hipermercado. Além da diversidade de segmentos de lojas, o shopping deu destaque à acessibilidade e possui o devido licenciamento ambiental. Em diversos momentos do projeto, que teve início há cerca de cinco anos, o grupo Sonae contou com a consultoria da Master Ambiental.

Em cumprimento da Política de Responsabilidade Corporativa da Sonae Sierra Brasil, com ênfase no sistema interno de gestão e monitoramento, o edifício agrega várias medidas ambientalmente corretas, como equipamentos econômicos de ar condicionado, iluminação natural das áreas envidraçadas e a captação de água da chuva.

Sem ter havido exigência formal de órgãos públicos, de forma voluntária, foram elaborados pela Master também a Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) e o laudo de ruído. Não foram protocolados em órgãos ambientais porque, como esclarece a engenheira agrônoma e analista da Master Ambiental, Mariana Nonino, trataram-se de procedimentos e padrões do próprio sistema de gestão ambiental do grupo Sonae Segundo a engenheira, a realização de AIA “proporciona uma visão geral dos principais impactos, além da previsão das medidas com antecedência”.

Junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Master Ambiental foi responsável também por estudos técnicos em atendimento às exigências da Licença Prévia (LP). A LP determinou a viabilidade ambiental do edifício naquela localização com algumas condicionantes que foram cumpridas para emissão da Licença de Instalação (LI). Também foi obtida com a consultoria da Master, a Autorização Ambiental para movimentação de terras resultante da terraplanagem das obras.

Além disso, a engenheira cita outros estudos realizados pela Master Ambiental, como o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e de Resíduos da Construção Civil (PGRCC), aprovados pela Secretaria Municipal do Ambiente de Londrina(SEMA), que são condição para obtenção do alvará de construção e de funcionamento, obrigatórios para grandes geradores de resíduos.

O Boulevard Londrina Shopping funciona de segunda a sábado, das 10h às 22h. Os setores de lazer e alimentação irão atender de segunda a domingo das 11h às 23h.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários