Master Ambiental conclui trabalhos para Kepler Weber do Rio Grande do Sul

Atualização do mapeamento de galerias pluviais do parque industrial é um dos trabalhos que complementa o plano de contingência e emergência

Kepler Weber A equipe da Master Ambiental finalizou no mês de junho uma série de trabalhos em consultoria ambiental para a Kepler Weber, maior empresa brasileira do setor de armazenagem, beneficiamento e movimentação de grãos, que produz silos metálicos, secadores e máquinas de limpeza de grãos, entre outros produtos.

Com sede em Panambi, no Rio Grande do Sul, a empresa necessitou da consultoria especializada para elaboração de projetos como parte do Plano de Contingência e Emergência, requisito do sistema de gestão ambiental da norma ISO 14.001.

Um dos serviços desenvolvidos pela Master Ambiental foi a atualização do mapeamento das galerias de água pluvial existentes no complexo industrial de Panambi, que tem uma área total de 57 hectares. A Master Ambiental também realizou levantamento das espécies de árvores existentes e situação da conservação de extensa área de mata nativa e um projeto de adequação das operações de óleo.

De acordo com a Analista Ambiental da Master, Anelise de Castro, o levantamento das galerias pluviais é muito importante no caso de emergências. “Caso um poluente caia na rede, deve-se saber para onde está sendo encaminhado para tomar as medidas de contenção”. A área total foi dividida em sete zonas de mapeamento para descobrir o percurso da água e quando esse caminho não era visível, foi utilizado um material investigativo a base de metileno.

De acordo com Carolina Mori, arquiteta da Master Ambiental e responsável pelo mapeamento, a canalização das águas pluviais nas bacias hidrográficas urbanas é solução tradicional nos projetos de urbanização, porém causa sérios problemas aos fundos de vales e aos rios, como a erosão. Com a força da água direcionada para os rios no ponto do emissário, geralmente próximo às nascentes, a porção de terra é arrastada pela água com muita força e também causa assoreamento dos rios.

As galerias mapeadas compreendiam calhas, condutos aparentes, canaletas abertas, bueiros, tubulações enterradas e emissários, totalizando 28 pontos de despejos de águas pluviais. Desses, quatro são ligados à galeria pública de Panambi, cinco internas e 21 desembocam na própria Área de Preservação Permanente (APP) que contorna a indústria. Após o levantamento foram propostas modificações para aumentar a infiltração de água de chuva no próprio terreno com sumidouros e diminuir o carreamento de poluentes com a instalação de bueiros ecológicos, cuja grelha pode conter materiais sólidos evitando que cheguem ao corpo hídrico.“A Kepler Weber deu importância à questão e pode obter muitos benefícios para a empresa e ao meio ambiente” finaliza Carolina Mori. 

Veja como a Master Ambiental pode te ajudar com a Consultoria Ambiental, clique aqui!

Comentários