Em São Paulo campanha recompensa economia de água com plantio de árvores

O plano é que a ação ocorra a cada seis meses, aumentando o número de inscritos e consequentemente de mudas plantadas. | Foto: iStock by Getty ImagesSegundo a Organização das Nações Unidas (ONU), quase metade da população mundial pode enfrentar escassez de água em 2030, quando a demanda do recurso poderá superar a oferta em 40%. O alarde dos reservatórios de São Paulo é uma demonstração de que a situação precisa ser tratada com seriedade e urgência por entidades públicas, empresas e pela população em geral. É nesse sentido que foi criada a campanha “Disputa de Casas São Paulo – lavando hábitos por uma consciência mais limpa”.

Além da economia hídrica e financeira a campanha também propõe aos participantes contribuírem com o meio ambiente, pois os mais de mil cadastros feitos se converteram em mudas que foram plantadas pela organização Iniciativa Verde em Extrema / MG na bacia do Rio Piracicaba que integra as represas do Sistema Cantareira, responsável por mais de 50% do abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo.

“Cada árvore absorve, da atmosfera para o solo, três mil litros de água, em média, o que significa dizer que as árvores plantadas irão captar três milhões de litros de água ao longo de sua vida. Além disso as árvores controlam o processo de assoreamento dos rios e auxiliam na permeabilização da terra, destaca o sócio-diretor da Sagarana Comunicação, idealizadora do projeto, Guilherme Stella. A iniciativa começou a funcionar em setembro de 2015, com o apoio da LG e da Sabesp.

“O Disputa de Casas estimula os participantes a praticarem o consumo consciente de água e auxilia na reeducação de hábitos, por isso incluímos o contato direto com o meio ambiente nesta ação, mostrando como a tecnologia aliada a conscientização pode reduzir o desperdício de recursos hídricos”, detalha Kati Dias, Gerente Geral de Home Appliance da LG Electronics do Brasil.

Os inscritos estão passando por um denso processo de reeducação de consumo que conta com workshops, distribuição de material informativo, visitas quinzenais dos promotores da campanha e acompanhamento mensal de suas contas de água, que acontecerá até março de 2016. As 50 famílias que mais economizarem, em comparação ao mesmo período do ano anterior, serão premiadas com uma máquina lava & seca da LG modelo Prime Touch 10,2kg, que chega a economizar até 45% de água em relação a uma máquina convencional, o que, juntamente com os novos hábitos de consumo, vai auxiliar na economia.

O plano é que a ação ocorra a cada seis meses, aumentando o número de inscritos e consequentemente de mudas plantadas.

Fonte: Ciclo Vivo

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambienta, clique aqui. 

Comentários