Inauguração do Shopping Patteo Olinda

Master Ambiental contribuiu para o sucesso do empreendimento com a elaboração do primeiro EIV de Olinda

Fonte foto: eniil.com.br

O Shopping Patteo Olinda é inaugurado nesta terça-feira, 24 de abril. Após quatro anos de obras, o maior empreendimento privado da cidade contou com Estudo de Impacto de Vizinhança – EIV elaborado pela Master Ambiental – e foi o primeiro EIV apresentado para o Município de Olinda.

Com experiência em elaborar e aprovar EIVs em todas as regiões do país, a equipe da Master Ambiental elaborou o estudo em 2015.

De acordo com o procurador geral, Rafael Carneiro Leão, por ocasião de audiência pública realizada no último dia 23 de março, “o estudo foi de grande valia, pois permitiu a primeira experiência com o importante instrumento que é o EIV”.

O Shopping vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h, e está localizado na Rua Eduardo de Morais s/n, em Casa Caiada. O total investido é de R$ 500 milhões e vai gerar 5 mil empregos diretos e indiretos. Possui cinco pisos de lojas, duas praças de alimentação, academia, estacionamento e um mix de 300 lojas.

A Inauguração do Shopping Patteo traz mudanças para o trânsito em Olinda, entre outras interferências, e por isso, mesmo após a aprovação do projeto pelo Município, por recomendação do Ministério Público, foi exigido o estudo para basear a avaliação e a tomada de medidas técnicas para minimizar os impactos do grande empreendimento ao Município.

As medidas executadas pelo empreendedor como condicionante ao empreendimento foram: implantação de “looping” de quadra formado pelas ruas Maria Judith Lins, Marcolino Botelho e Eduardo de Morais; sinalização das ruas do entorno imediato do empreendimento; melhorias na Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, no trecho compreendido entre as ruas Marcolino Botelho e Eduardo de Morais; recuperação das bocas de lobo das ruas da quadra do empreendimento; instalação de dispositivos que economizem água e energia elétrica; captação e reutilização de água pluvial com um reservatório d’água de 540.000 litros para reuso no empreendimento; alargamento da calha da rua Prof. José Cândido Pessoa.

O empreendimento deve ainda contar com empresa para coleta e destinação de resíduos e implantação de coleta seletiva durante seu funcionamento.

Além disso, foram adotados procedimentos para minimizar impactos ao meio ambiente durante a construção, como geração de resíduos sólidos, emissão de material particulado, ruídos e vibrações, bem como aqueles causados no sistema viário, resguardando a segurança, comodidade e saúde da população.

Confira os mapas da implantação de sinalização, Looping e melhoria do traçado geométrico:

 

 

 

 

 

 

 

Confira fotos internas do shopping:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários