Inclusão de semáforo em Londrina foi sugerida no Estudo de Impacto de Vizinhança

O estudo foi realizado pela equipe da Master Ambiental

Inclusão de semáforo em Londrina foi sugerida no Estudo de Impacto de Vizinhança

Foto: CMTU

O Estudo de Impacto de Vizinhança e o Relatório de Impacto de Trânsito muitas vezes recomenda medidas mitigadoras que são aceitas pelo órgão licenciador e passam a ser condicionantes técnicas urbanísticas para o empreendimento ser instalado ou operar. Algumas medidas que os estudos indicam podem ser de competência das entidades do serviço público ou do empreendedor.

Em Londrina, a inclusão dos semáforos em um cruzamento é um exemplo de medida que foi sugerida após um processo de EIV realizado pela Master Ambiental. O estudo foi realizado devido a expansão de um pronto atendimento hospitalar e identificou a expectativa do aumento do tráfego nas mediações. Para mitigar este impacto, foi proposta a semaforização da região, com incentivo aos modais alternativos não motorizados (a pé e bicicleta), com a inclusão de semáforos exclusivos para pedestres. Além disso, também foi proposta a instalação de um ponto de ônibus, de modo a incentivar o uso do transporte coletivo em detrimento do transporte individual, sendo este último modal mais impactante para o trânsito.

A aquisição dos equipamentos de semáforos e do ponto de ônibus foi realizada pela própria empresa como medida mitigatória das obras de expansão da unidade.

Os semáforos foram instalados no cruzamento das Ruas Borba Gato e Mato Grosso e passaram a funcionar recentemente. Entretanto, semáforos exclusivos de pedestres já haviam sido instalados no cruzamento das Ruas Borba Gato e Senador Souza Naves, tendo esta medida sido priorizada em função da maior proximidade com o pronto atendimento hospitalar, local onde o impacto ocorre de maneira mais direta.

Entenda o que é um Estudo de Impacto de Vizinhança

Um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) é um estudo técnico que tem como objetivo avaliar os impactos que um empreendimento pode causar na vizinhança onde será implantado. Esse tipo de estudo é exigido para a concessão de licenças e autorizações para a construção ou ampliação de empreendimentos que possam gerar impactos significativos no ambiente urbano.

O EIV é composto por uma série de análises e diagnósticos técnicos que avaliam os possíveis impactos do empreendimento nas áreas ambiental, social, urbanística, cultural, econômica e de mobilidade urbana. Além disso, o estudo também deve contemplar medidas de mitigação e compensação dos impactos negativos identificados, bem como a proposição de alternativas e soluções para minimizá-los.

Entre os impactos que podem ser avaliados em um EIV estão o aumento do tráfego de veículos e pedestres, a geração de ruídos, a poluição ambiental, a ocupação do solo, a valorização imobiliária, a movimentação de pessoas e bens, o aumento da demanda por serviços públicos e privados, entre outros.

O EIV é um instrumento importante para a gestão urbana e para a promoção do desenvolvimento sustentável das cidades, pois permite que os impactos dos empreendimentos sejam avaliados e mitigados antes mesmo de sua implantação. Dessa forma, é possível garantir que o crescimento e desenvolvimento da cidade ocorram de forma equilibrada e com respeito ao meio ambiente e à qualidade de vida da população.

A Master Ambiental e o EIV

A Master Ambiental possui uma equipe especializada, própria e multidisciplinar para a condução dos EIVs e RITs e já realizou mais de 350 Estudos de Impacto de Vizinhança em todo território nacional.  Faça o download de nosso portfólio e confira nossa atuação no Estudo de Impacto de Vizinhança.

Portfólio EIV Master Ambiental

Faça também o download de nosso portfólio completo:

Conheça nosso portfólio

 

Comentários