Parceria entre Master Ambiental e UTFPR une teoria à prática

Serão promovidos cursos e palestras voltados à capacitação na área ambiental

ParceriaUnir o conhecimento prático ao teórico é a receita para formar profissionais qualificados para atuarem no mercado. Essa é a visão da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Londrina, que firmou parceria com a Master Ambiental para promover palestras e cursos gratuitos aos alunos.

Os temas serão abordados de forma a combinar os conceitos aprendidos em sala de aula pelos alunos à experiência dos profissionais da Master Ambiental, que possui equipe técnica multidisciplinar e consultores especializados em diversos campos da área ambiental.

A diretora de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Elaine Cristina Ferruzzi destaca os principais pontos positivos da parceria. “É importante que nossos alunos se capacitem pela experiência de uma empresa do porte da Master e as palestras gratuitas possibilitam a difusão de conhecimento e qualificação”, afirma.

A assessora de Relações Empresariais e Comunitárias da UTFPR, Jandira Pazzini Pinheiro explica que “cerca de 90% da demanda pela universidade refere-se à área ambiental, o que ilustra a importância crescente do tema”.

Quanto às palestras, além de eventos da própria UTFPR, “em menor porcentagem, abrimos as palestras ao público de fora que tiver interesse”, enfatiza Pinheiro.

De acordo com a coordenadora de cursos da Master ambiental, Suzana Más Rosa, a expectativa é organizar, em média, a cada dois meses, uma palestra e trimestralmente um curso.

A Master Ambiental já possui convênio com a UTFPR com oferta de vagas de estágio aos alunos do curso de engenharia ambiental. “Eles acompanham na prática os processos de licenciamento ambiental, implantação de sistemas de gestão ambiental, coleta seletiva e tratamento de efluentes”, explica a professora doutora Tatiane Cristina Dal Bosco, responsável pelos estágios na UTFPR.

Segundo ela, estudantes que já passaram pela empresa retornam às aulas com uma visão ampliada da profissão. “Eles compartilham as experiências adquiridas e comparam a teoria com a prática, o que enriquece o processo de aprendizado”, conclui.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários