Master Ambiental auxilia regularização de postos de combustíveis

Entenda porquê os postos de combustíveis não podem funcionar sem licença ambiental

noticia-posto-de-combustivelO licenciamento ambiental de postos de combustíveis é obrigatório pela legislação vigente já que a atividade é considerada potencialmente poluidora, principalmente porque combustíveis e outros produtos contém substâncias químicas nocivas ao ambiente em caso de vazamentos. Para o devido controle dos sistemas de abastecimento, a Master Ambiental conta com equipe multidisciplinar capacitada a atender aos requisitos dos órgãos ambientais em diferentes estados brasileiros.

A empresa acumulou experiência no licenciamento ambiental de postos de combustível desde 2008. Recentemente, acompanhou e forneceu a documentação técnica necessária no licenciamento ambiental do Posto Corujão, em Londrina emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Além de outros postos como São Vicente, Seleg e Inácio na cidade de Santo Inácio, PR, posto do Carrefour, em Uberlândia, MG e o Estudo de Impacto de Vizinhança do posto Carrefour em Duque de Caxias, RJ.

Entretanto, no estado do Paraná, a maioria dos postos de combustíveis ainda não possui licença ambiental para funcionarem, apesar da extensa normatização, como as recentemente publicadas Resoluções da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) nº 021/2011 e 034/2011, que regulamentam os critérios para o licenciamento de todos os tipos de postos de combustíveis, em categoria de revendedor, de abastecimento, de sistema retalhista ou de posto flutuante.

Mariana Nonino, analista da Master Ambiental, destaca que o licenciamento ambiental de postos de combustível segue diferentes procedimentos conforme se tratar de um novo estabelecimento ou se for um estabelecimento antigo. Nos antigos, o objetivo é investigar possíveis contaminações. São feitas as análises de solo e água e elaborado o relatório de Passivo Ambiental. “Em postos de combustíveis antigos é comum tanques apresentarem sinais de vazamentos”, conta. Para descobrir e comprovar a existência de vazamento dos tanques de combustíveis, são realizados o teste de estanqueidade e a detecção eletrônica.

A analista explica que além da investigação sobre vazamentos, outros levantamentos são necessários para a adequação de um posto de combustível à legislação ambiental, como a maneira com que é feita a lavagem de veículos. “Muitas vezes, essas lavagens ocorrem sem sistema de caixa separadora, o que leva o efluente não tratado, ou seja, água residuária da lavagem contaminada com sabão, graxa e sujeita, diretamente para as bocas de lobo, bueiros e consequentemente para os corpos hídricos”, explica.

Precisa de uma Consultoria Ambiental, entre em contato! Clique aqui.

Comentários