Operação flagra postos sem licença ambiental

De quatro postos analisados no Centro de Londrina, três acabaram sendo notificados pelo Procon e também pela Receita

noticia-postos-sem-licencaQuatro postos de combustíveis de Londrina foram surpreendidos ontem por mais uma Operação Bomba Limpa, uma ação conjunta do Grupo de Atuação Especial ao Crime Organizado (Gaeco), Procon, Receita Estadual e Promotoria de Defesa do Consumidor contra possíveis irregularidades nestes estabelecimentos da cidade. Dos quatro postos analisados no Centro de Londrina, três acabaram sendo notificados pelo Procon e também pela Receita. As entidades também tiveram o suporte técnico do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), do Comitê Sul Brasileiro de Qualidade dos Combustíveis e Instituto Ambiental do Paraná (IAP).

A última operação que envolveu todas estas entidades aconteceu em fevereiro, quando cinco postos foram vistoriados e em um deles duas bombas foram lacradas por irregularidades. Desta vez, não foram encontrados problemas nas bombas ou no combustível dos estabelecimentos, o que acaba gerando mais tranquilidade ao consumidor.

O trabalho acabou sendo maior para os peritos da Receita, Procon e IAP, que encontraram algumas irregularidades. No primeiro posto visitado, localizado na Avenida Duque de Caxias, tanto o Procon quanto a Receita confirmaram a falta de alguns documentos para o pleno funcionamento do comércio, enquanto o IAP flagrou a falta de licença ambiental no local. O mesmo problema de um estabelecimento localizado na Avenida Rio Branco. A falta de licença gera multa no valor de R$ 5 mil, mas o documento pode ser apresentado posteriormente pelo proprietário.

Em outro posto na Rua Guaporé, o problema foi a indicação incorreta dos fornecedores na bomba. O estabelecimento vendia o combustível de uma distribuidora, mas a bomba indicava outro fornecedor. Tanto na questão da documentação como neste caso da bomba, o Procon abrirá investigação preliminar que pode acabar em multas.”Foi a operação mais tranquila que participamos até hoje no que envolve este setor. Isso é muito bom, porque mostra que o mercado de Londrina está respeitando mais o consumidor”, comentou Klébber Cruz Duarte, assessor executivo do Procon.

Dos postos vistoriados ontem, alguns deles já haviam passado pelo pente-fino das entidades em outras ocasiões. Segundo o promotor de defesa do consumidor, Miguel Sogayar, que preferiu não dar entrevista, esta é uma forma de avaliar se os empresários do segmento estão cumprindo com suas obrigações após estas ações, que estão sendo rotineiras na cidade.

Fonte: folhaweb.com.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários