O aquecimento global já começou pra valer

por Fernando de Barros

A primeira década do século XXI será lembrada com a época em que o mundo abriu os olhos para a mudança climática. O furacão Katrina destruiu Nova Orleans. Queimadas devastaram a Floresta Amazônica. Ursos Polares se afogaram nas águas resultantes do degelo do Ártico. Ondas de calor varreram a Europa. A seca chegou ao Meio Oeste dos Estados Unidos. Geleiras derreteram como nunca.

O aquecimento global significa muito mais do que dias mais quentes. Ainda que em alguns lugares a temperatura esteja de fato se elevando, em outros está diminuindo. Em algumas regiões, o aquecimento global tem causado seca; em outros, inundações. Na verdade, aceleradas alterações no clima destruíram o equilíbrio no mundo: desastres naturais, furacões, secas e incêndios florestais são hoje mais intensos e mais freqüentes – enquanto isto o mundo tenta se ajustar.

O impacto do aquecimento global não deterá a força do clima. Cada mudança produz efeitos, que afetam toda a cadeia causal. As secas acirram a disputa pela água. A elevação do nível do mar provoca migração de povos. Ecossistemas são destruídos à medida que as espécies que o compõem migram ou não conseguem se adaptar, e assim em diante. Estes eventos cujos efeitos irão além do meio ambiente e do clima moldarão nosso estilo de vida.

Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), uma coalizão de cientistas sob a bandeira das Nações Unidas, declarou que 11 dos 12 anos anteriores haviam sido os mais quentes registrados na história, e que muito provavelmente tal elevação de temperaturas fora causada por emissões provenientes de nossos automóveis, fábricas, usinas de produção de energia, e pela derrubada das florestas.

A vida na Terra depende de uma quantidade limitada de gases do efeito estufa, porém os gases que geramos desde a primeira Revolução Industrial estão funcionando como uma “manta” a mais em nosso planeta. E nós continuamos lançando mais gases na atmosfera.

Toda esta transformação que estamos vivenciando, “meio abobados”, sem fazer nada, trará alterações na produção agrícola e pode inclusive gerar conflitos, como o risco de acidentes naturais mais intensos afetando a vida dos habitantes das regiões costeiras. Refugiados de catástrofes ambientais acirrarão o debate sobre a migração. Doenças se disseminarão e cada vez mais será difícil combatê-las.

Não precisamos mais prever as conseqüências do aquecimento global. Seus impactos já se fazem sentir. O futuro de nosso planeta já pode ser encontrado agora, nas fronteiras da mudança climática.

Quem nos fez refletir sobre este tema foi Stephan Faris em seu livro Mudança Climática. Vale a pena ler. Ele destaca que as alterações do clima trarão conseqüências diretas sobre as questões morais, sociais e políticas.

Após a leitura deste livro, você provavelmente mudará de atitude e começará de fato a se preocupar com o futuro de seus filhos, netos e bisnetos, antes que seja tarde demais.

 Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários