O que é um Estudo de Impacto de Vizinhança de qualidade?

O que é um Estudo de Impacto de Vizinhança de qualidade é uma difícil questão que pode ter muitas respostas diferentes e gerar muitas reflexões. Uma certeza é possível afirmar: pesquisar, questionar, refletir e aprender é o caminho para a qualidade.

Equipe multidisciplinar, com ouvidos abertos para a vizinhança, critérios técnicos e legais, realização de um campo bem feito, experiência, transparência, muitos são os aspectos a levar em conta para a qualidade de um estudo.

Claro que o objetivo de uma consultoria é viabilizar empreendimentos. Neste ponto de partida, o critério de qualidade do EIV seria a aprovação do órgão municipal. Mas isso nem sempre é tarefa fácil.

Não se pode perder de vista que a legislação criou o instrumento do EIV como uma garantia de qualidade de vida da população urbana. É preciso pensar em todos os fatores mínimos do Estatuto da Cidade sob o paradigma de Cidades Sustentáveis e sugerir medidas que efetivamente minimizarem os impactos negativos e potencializarem os positivos.

O conhecimento é um grande valor para a consultoria ambiental e por isso a multidisciplinariedade é um requisito tão importante. Já que ninguém é capaz de saber tudo, não é mesmo? Unir diversas áreas do conhecimento e pontos de vista com uma básica técnica.

O EIV é um instrumento do Estatuto das Cidades alinhado a concepção de uma nova gestão urbana.  Essa visão incorpora a participação cidadã nos processos decisórios sobre o destino da cidade.

Quer saber mais sobre o Estudo de Impacto de Vizinhança?

A Master Ambiental lança uma novidade: o primeiro Webinar! E o tema não poderia ser diferente, o top trend, o EIV!

Na era digital, ampliar os canais de comunicação é uma grande necessidade – e oportunidade.  Por isso, a equipe da Master Ambiental vai dividir um pouco dessa experiência em uma plataforma acessível e gratuita.

Profissionais de diversas formações participam da elaboração dos estudos, como engenheiros civis, ambientais, arquitetos, advogados, comunicadores, entre outras áreas do conhecimento., fazem parte da equipe, que também possui outro diferencial: a experiência. A Master Ambiental já elaborou mais de 250 EIVs em todo território nacional.

Estarão presentes no Webinar o Engenheiro Fernando de Barros, diretor da Master Ambiental, a Marcela Arfelli, coordenadora de projetos da Master Ambiental, Érica Matsuda, arquiteta da Master Ambiental e a Advogada e Jornalista Laila Menechino.

Inscrições gratuitas na página do Webinar, clique aqui . Reserve a data: 29 de agosto às 15 horas.

Comentários