Por que a construção sustentável é a melhor escolha?

Construção sustentável x tradicional: confira algumas comparações

Construção sustentável x tradicionalA construção sustentável é a nova maneira de construir e em pouco tempo tende a ser a principal forma de construção no mundo devido seus inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos.

Mas, se você já pensou em fazer uma construção sustentável e ficou em dúvida se compensaria o investimento, coloque no papel os prós e contras e confira.

Para ajudar na melhor escolha, alguns pontos foram selecionados para analisar entre uma construção sustentável e uma construção tradicional.

CONSTRUÇÃO TRADICIONAL

Padrão do modo de construir e custos menores

Você é um engenheiro civil? Então já deve estar acostumado a construir na maneira tradicional e já tem o conhecimento para fazer de tal forma.

A cada nova obra, o projeto não precisa de muitas adaptações, os funcionários não necessitam de tantos treinamentos. Todos estão acostumados com aquela maneira de construir. Por causa disso, o investimento com planejamento é menor e os custos são menores no início da obra.

Entregas rápidas, sem economia de recursos

Com um padrão, as entregas tendem a ser mais rápidas. Não existe a necessidade de comprovar eficiência energética ou hídrica e não precisa se preocupar com a organização do canteiro de obras.

A construção tradicional não se preocupa com a redução do uso de recursos naturais e também não objetiva  gerar economia na operação do empreendimento.

CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL

Planejamento e atenção

No início a adaptação para construir de modo sustentável requer uma atenção maior.

A dica imprescindível é pensar na construção sustentável já no planejamento da construção. Assim, decisões importantes podem ser tomadas a partir da visão sustentável, trazendo maiores benefícios para o empreendimento. Por exemplo, posicionamento do empreendimento em relação ao sol pode influenciar nos tipos de vidros que serão utilizados, na iluminação e ventilação natural, que por sua vez influenciam no conforto térmico e na economia de energia.

A construção sustentável requer também mais capacitação e treinamentos da equipe, o que no futuro trará mais rentabilidade para o seu empreendimento.

 Economia de recursos e sinergia entre as áreas

A construção sustentável busca a eficiência energética e hídrica, a redução do uso de recursos naturais, a organização do canteiro de obras e o gerenciamento correto dos resíduos. Todo o planejamento e execução serão sempre voltados a gerar sinergias entre as áreas de uma construção para que o resultado seja mais e mais economia.

A manutenção do futuro

A construção sustentável é uma forma inteligente de construir. Durante o planejamento, são pensadas estratégias de economia de recursos. Durante a obra, a obra a atenção é redobrada para evitar desperdícios e minimizar a geração de resíduos. Durante a operação, ser mais eficiente traz economia e lucro.

A construção sustentável reduz o impacto ao meio ambiente e colabora para a manutenção do futuro.

Qualidade de vida

Um local com iluminação natural, conforto térmico adequado para determinada atividade e em contato mais próximo com a natureza por meio de uma jardinagem adequada a região e ao clima podem interferir positivamente no dia a dia das pessoas que ali estarão. Isso gera mais produtividade!

Maior rentabilidade, menor taxa de vacância

Minimizando o uso de recursos naturais, gera-se economia na operação do empreendimento.

A maior rentabilidade do empreendimento é garantida e comprovada por certificações, como a certificação LEED.

Isso reduz a taxa de vacância e são menores também as taxas de condomínio e possuem maior valor de venda e aluguel.

A preferência do consumidor final por uma construção sustentável é a certeza de bom investimento.

E então qual será a sua escolha?

 

Precisa de uma consultoria para sua construção? Entre em contato com a Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários