Preço não é fator determinante na contratação de uma consultoria ambiental

Vai contratar uma consultoria ambiental? Confira os fatores determinantes que garantem a qualidade do seu projeto

noticia-preço-ou-qualidadeNo atual mercado de consultoria ambiental é possível encontrar uma grande variação de preço para o mesmo serviço.  Diante de tantas opções, o empresário acaba por escolher a empresa que irá desenvolver o serviço pelo menor preço. Mas quando o assunto é meio ambiente é necessária uma atenção redobrada e definitivamente preço não deve ser fator de decisão na escolha da melhor empresa.

Atualmente, o contexto meio ambiente tem dirigido as ações de muitas empresas. O consumidor final exige a responsabilidade ambiental e apresenta preferência às empresas que realmente cumprem com suas obrigações. Dentro deste contexto, a contratação da consultoria ambiental visando apenas o preço coloca em risco o futuro da organização.

Partindo do ponto em que o preço não é o melhor fator de decisão, qual seria forma ideal de escolher uma boa empresa de consultoria ambiental?

Quando se fala em meio ambiente a segurança de saber que está executando um projeto legalmente correto que não trará prejuízos ao seu negócio e a sociedade é crucial. Para isso, o comprometimento, a experiência e a equipe multidisciplinar são pontos chaves que determinam a qualidade do estudo, sua aplicabilidade e execução.

Experiência é garantia

A experiência é a garantia que a empresa já desenvolveu o mesmo estudo e teve sucesso em outros projetos. Além de demonstrar a responsabilidade da consultoria em finalizar com êxito os estudos, uma vez que já conhecem determinadas situações e podem solucionar da maneira mais correta e ágil as ocorrências.

Equipe Multidisplinar é essencial

Já a equipe multidisciplinar é essencial nos projetos ambientais devido à complexidade desses estudos. Não existe maneira de desenvolver um bom projeto com apenas um profissional de uma área sem comprometer a qualidade do estudo. Um bom projeto ambiental é resultado da integração de uma equipe completa composta por profissionais de diversos ramos como engenheiro ambiental, florestal, civil, biólogos, arquitetos, advogados, arqueólogos, geógrafos, comunicadores sociais entre outros.

Comprometimento com o resultado final

O comprometimento com o resultado final também deve ser levado em conta no momento da contratação. Dê preferência às empresas que realmente levarão o seu estudo até o fim. Dependendo do estudo a ser realizado, pode levar um tempo para ser analisado e aprovado pelo órgão ambiental. Talvez durante esse tempo, o estudo careça de alguma atualização e você venha a precisar novamente da consultoria ambiental. Por isso, escolha às empresas que tenham compromisso com o resultado final e estejam dispostas a atenderem as necessidades do seu projeto durante esse tempo de análise até a aprovação. Leia também: Por que investir em uma Consultoria Ambiental ?

Ao colocar na balança o custo benefício é notável que preço não pode ser fator determinante no momento de contratar uma empresa para fazer um projeto ambiental.  É necessário pensar no resultado final. O barato pode sair caro, caso o estudo não seja aprovado e precise ser refeito. Então analise: Será que a empresa que eu contratei vai oferecer um projeto com qualidade suficiente para ser aprovado no órgão ambiental? Estou realmente cumprindo minhas obrigações legais? Como isso afetará a imagem da minha empresa?  Ao cumprir determinações legais pensando apenas no preço de um projeto é possível que você esteja colocando em risco sua empresa.

Pense como bom investimento a contratação de um serviço de consultoria ambiental de qualidade.  Quando for levantar os orçamentos coloque na ponta do lápis o que são custos e o que são benefícios, assim você verá qual o melhor caminho a seguir e perceberá que preço não pode ser fator de definição no momento da contratação da empresa de consultoria ambiental.

Master Ambiental

Com 10 anos de atuação e mais de 1.200 projetos realizados, a Master Ambiental é uma empresa de engenharia e consultoria ambiental que realiza projetos em todo território nacional.  A Master Ambiental conta com uma equipe multidisciplinar e presta serviços de qualidade com compromisso como resultado, visando o melhor para o cliente e para o meio ambiente. Entre em contato com um de nossos consultores, clique aqui.

 

Comentários