Quais as diferenças entre uma empresa de consultoria ambiental e um prestador de serviços autônomo?

consultoria-ambiental-site

Você precisa realizar algumas obrigações ambientais junto aos órgãos competentes e não sabe se contrata uma consultoria ambiental ou um profissional autônomo?

Saiba que as diferenças vão muito além de preço, no final das contas.

A principal diferença entre o profissional autônomo e a empresa de consultoria está no fôlego para executar os serviços. É importante observar se o projeto terá a garantia de entrega dentro do prazo combinado e com a qualidade, especialmente se algo fugir do previsto.

Confira os quatro aspectos listados a seguir para levar em consideração antes da decisão entre a consultoria e o profissional autônomo.

Equipe Multidisciplinar

Dependendo do estudo ambiental, são necessários profissionais de várias áreas do conhecimento, como biólogos, engenheiros, arquitetos, comunicadores, advogados, geógrafos, entre tantos outros. Uma empresa de consultoria agrega diferentes profissionais que trabalham em conjunto para que o estudo seja entregue correto, com qualidade e no prazo previsto. (Conheça a equipe multidisciplinar da Master Ambiental.)

Um profissional autônomo não tem conhecimento sobre todas as áreas que envolvem um estudo ambiental e certamente não conta com uma equipe multidisciplinar à sua disposição.

Experiências

Não exista quem saiba de tudo na área ambiental e muito menos um único ponto de vista. Quanto maior a experiência profissional, maiores são a credibilidade do estudo e a chance de êxito.

Um único profissional autônomo normalmente não tem a experiência comparável a de uma equipe e pode não saber como contornar certas situações.

Uma empresa de consultoria ambiental une a expertise de um conjunto de profissionais, experientes, que já passaram por diferentes projetos, unindo para projeto a bagagem acumulada por várias pessoas em diversas vivências, sem dificultar ou atrasar o projeto.

No decorrer de sua execução, com o prazo correndo, esse profissional autônomo depara-se com dificuldades que não havia previsto, questões que envolvem conhecimentos específicos os quais não domina. Já é tarde para contratar outros profissionais e haverá prejuízo para ambos, com o orçamento apertado e o prazo mais ainda.

Bom relacionamento com os órgãos ambientais

É importante um contato frequente com o órgão ambiental após a entrega do estudo para responder aos questionamentos e fazer os relatórios alinhados às exigências, condicionantes e requisitos legais.  Um acompanhamento técnico próximo e célere, mantendo sempre a ética e o foco nos impactos ambientais e medidas mitigadoras, é fundamental para o bom andamento do processo de licenciamento.

Um profissional autônomo é o único responsável por fazer o contato com os órgãos ambientais, o que leva, no mínimo, a um acúmulo de tarefas e a um contato eventual, e não segundo um procedimento interno da empresa.

Uma empresa de consultoria dispõe de pessoas e ferramentas de gestão que organizam melhor e distribuem as tarefas, com procedimentos para garantir ao cliente o contato frequente com os órgãos.

Referência é importante

Consultar as referências sobre a satisfação de clientes já atendidos confere uma segurança superior quanto ao posicionamento dessa empresa no mercado.

Um único profissional tem uma carta de clientes bem menor do que uma empresa que já prestou serviços para uma série de empresas.

É preciso verificar depoimentos de clientes que já contrataram e qual o nível de satisfação atual.

Devido a essas diferenças, os profissionais autônomos muitas vezes não conseguem concluir o escopo completamente. É aí que o barato sai caro.  Se a organização precisa de ajuda para realizar sua política de gestão ambiental e sustentabilidade, é recomendável que contrate empresas de consultoria ambiental que possuam equipe multidisciplinar e experiência.

Precisa de uma consultoria ambiental? Entre em contato, clique aqui!

Comentários