Conheça a jovem que deixou de produzir lixo há dois anos

Conheça a jovem que deixou de produzir lixo há dois anosQue tal ficar um dia sem gerar lixo? Agora imagine permanecer dois anos sem produzir resíduo algum! Parece impossível, mas essa tarefa tornou-se o enredo de vida da jovem nova-iorquina, de 23 anos, Lauren Singer.

Combinado aos ensinamentos da graduação de Estudos Ambientais, o incômodo diante da atitude de colegas em jogar embalagens de alimentos no lixo foi o empurrão que faltava para Lauren desenvolver outros hábitos. Para isso, ela passou a observar a quantidade de embalagens que ela mesma usava em casa. O sentimento de hipocrisia logo surgiu em meio ao cenário que identificou. Como poderia falar sobre sustentabilidade e meio ambiente e não aplicar os conceitos na sua rotina? Para tranqüilizar a consciência, ela decidiu adotar um estilo de vida guiado pela produção zero de lixo.
 
Como ela conseguiu? Para excluir o plástico e o papelão da vida, Lauren percebeu que precisaria de uma mudança, realmente, drástica. Aos poucos, ela incluiu no dia a dia o uso de sacolas retornáveis e recipientes próprios, a compras de alimentos a granel e de produtores locais, e a criação dos próprios produtos de higiene e limpeza, como sabão e pasta de dente.

noticia jovem sem lixoAs mudanças não pararam por aí. Até mesmo o estilo de roupas foi alterado e as compras passaram a ser feitas apenas em lojas de segunda mão. Satisfeita com a decisão que tomou, a estudante afirma que, por mais intensa que pareça, a transformação não foi tão difícil, colocação que se confirma pelos dois anos que passou sem produzir lixo algum.

Acostumada a negar recibos de papel, canudos, sacolas plásticas e folhetos, Lauren descobriu as vantagens dos alimentos produzidos localmente e de adotar um estilo de vida simples. Para ela, a mudança gerou bons resultados, dentre eles a economia de dinheiro, já que toda compra é planejada; a alimentação mais equilibrada; e por fim a tranquilidade por agir conforme aquilo que acredita.

Para dar dicas e compartilhar as receitas dos produtos que passou a utilizar, a jovem criou o blog Trash is for Tossers.

Fonte: Com informações do portal ecodesenvolvimento.org

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários