Master Ambiental prepara concessionárias da Mercedes Benz para certificação ISO 14.001

Sistema de gestão ambiental será implantado em sete unidades comerciais nos estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

MercedesA Master Ambiental foi contratada para implantar sistema de gestão ambiental conforme a norma ISO 14.001, em sete concessionárias do grupo Ingá Veículos, da marca Mercedes Benz, localizadas no estado de São Paulo, Paraná e Santa Catarina. O objetivo é que após 15 meses de orientação da Master Ambiental, as concessionárias estejam preparadas para obtenção da certificação.

As concessionárias são localizadas nos municípios paranaenses de Maringá, Cascavel, Arapongas e Vitorino, além de duas lojas em Santa Catarina, nos municípios de Itajaí e São Miguel do Oeste, e em Araçatuba, no Estado de São Paulo.

As montadoras da Mercedes Benz do Brasil possuem um sistema de gestão ambiental próprio, chamado “SGA Star Class”, que deverá ser atendido também pelas concessionárias.

Para o Engenheiro Fernando de Barros, responsável pela Master Ambiental, os sistemas de gestão ambiental são exigidos cada vez mais das empresas, por parte dos fornecedores e clientes. “Isso é uma garantia de que suas atividades cumprem integralmente a legislação ambiental contribuindo para a melhoria do planeta”, complementa Barros.

A certificação ISO 14.001 é reconhecida internacionalmente e tem sido um diferencial competitivo para demonstrar que a organização adota as melhores práticas de gestão ambiental. A norma fornece os parâmetros para as organizações estabelecerem e aprimorarem sistemas de gestão ambiental e demonstrarem que possuem uma política ambiental em constante melhoria.

Nos primeiros três meses, o trabalho da Master Ambiental consiste na realização de auditorias internas em cada loja da Mercedes Benz, com o propósito de identificar eventuais não conformidades e obter subsídio para projetos ambientais. O trabalho também contempla a elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e Planos de Controle Ambiental (PCA), bem como o licenciamento ambiental junto ao órgão competente.

Após as auditorias, a Master Ambiental passa a realizar a gestão ambiental propriamente dita, auxiliando as concessionárias a adotarem os procedimentos da norma ISO 14.001.

“O Grupo Ingá Veículos contratou a Master ambiental em virtude de ser o portfólio de atuação a grandes clientes, inclusive a própria fábrica da Mercedes Benz em São Bernardo do Campo”, afirma o Engenheiro Fernando.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários