COP21 começa hoje em Paris com o desafio de fechar novo acordo para o clima

ativistas-participam-de-marcha-pelo-clima-na-praia-de-ipanema-rio-de-janeiroDe 30 de novembro a 11 de dezembro, representantes de 195 países e da União Européia discutem em Paris o futuro do clima global, na 21º Conferência das Partes da Convenção Quadro sobre Mudanças do Clima (COP21).

O principal objetivo é conseguir firmar um novo acordo para redução das emissões de gases de efeito estufa, em substituição ao Protocolo de Quioto. Os gases de efeito estufa em excesso na atmosfera, liberados pelas atividades humanas, provocam as mudanças do clima.

Para a secretária executiva da ONU Christiana Figueres, uma saída é tornar o acordo de Paris uma lei global, que vincule os países ao compromisso de redução. Nas principais cidades do mundo manifestantes mobilizaram-se pelo clima.
As mudanças climáticas continuam acelerando. Os últimos dez meses foram os mais quentes já registrados no planeta, além de outros eventos extremos que têm batido recordes, como o número de furacões.
Entenda a COP 21
Por que a conferência se chama COP21?
A Conferência do Clima de Paris é a 21ª Conferência das Partes (COP) da Convenção-Quadro das
Nações Unidas sobre Alterações Climáticas, órgão das Nações Unidas responsável pelo clima, com sede em Bonn, Alemanha. Na Conferência também se realizará a 11ª Reunião das Partes do Protocolo de Kyoto.
A COP reúne-se todos os anos para tomar decisões relativas à implementação da Convenção e para combater as alterações climáticas. A COP21 terá lugar ao mesmo tempo que a CMP11, a 11ª reunião das Partes do Protocolo de Kyoto, que supervisiona a implementação do Protocolo de Quioto e as decisões tomadas para aumentar a sua eficiência.
Onde e quando se realizará a COP21?
A Conferência do Clima de Paris, COP21, será realizada de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015, num local perto de Paris-Le Bourget.
Quem participa da conferência?
Aproximadamente 45 mil participantes, entre delegados que representam países, observadores, membros da sociedade civil e jornalistas. Cerca de 20 mil pessoas são credenciadas para a conferência, enquanto as restantes participam de eventos da sociedade civil, como debates, exposições e filmes.
O que acontece se os países não chegarem a um acordo em Paris?
Sem um acordo global, será impossível conseguir a cooperação internacional. As mudanças climáticas são um problema que atravessa fronteiras.
Qual será o resultado da conferência?
É necessário um acordo que avance efetivamente para a redução das emissões de gases de efeito estufa, além de definir planos nacionais que cada país apresenta voluntariamente para promover a redução de emissões poluentes e fortalecer a resiliência climática.
Na reunião de Paris também deverá ser estabelecido um pacote de financiamento. Países em desenvolvimento necessitam da cooperação internacional, incluindo financiamento e tecnologia, para conquistarem um futuro de baixo carbono. Os países desenvolvidos devem explicar como concretizar o compromisso assumido anteriormente de investir US$ 100 bilhões, por ano, até 2020, no apoio aos países em desenvolvimento.A conferência também deve apresentar ações que já estão sendo realizadas.
Em que consiste o acordo?
O acordo estabelece “as regras do jogo” sobre como os países devem reduzir as emissões de gases de efeito estufa para chegar ao limite dos 2ºC. De acordo com o relatório do IPCC ainda podemos limitar o aumento da temperatura global em menos de 2ºC
Porque se fala num limite de 2ºC para o aumento da temperatura global?
O objetivo de limitar o aumento da temperatura global a 2ºC até ao final do século foi decidido pela primeira vez em Copenhague e depois aprovado na Conferência do Clima em Cancún, em 2010. Foi reconhecido que o aquecimento global está em curso mas, se agirmos agora, podemos evitar os piores impactos das mudanças climáticas.
O Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas (IPCC) providenciou diferentes cenários, dependendo do nível de ação. Se nada for feito e o mundo continuar no caminho atual, deverá haver um aumento médio global da temperatura de 4ºC até ao final deste século.
Devido às emissões de carbono feitas até agora, a temperatura média global subiu 0,85ºC. Este pequeno aumento causou grandes impactos: cerca de metade das calotas polares do Ártico derreteram, milhões de hectares de árvores no oeste americano morreram devido a pragas relacionadas com o calor e os maiores glaciares no oeste da Antártida – com dezenas de milhões de metros cúbicos de gelo – começaram a desintegrar-se. Mesmo que os níveis de CO2 parassem de aumentar já amanhã, a temperatura continuaria a aumentar em 0,5ºC.
Ainda temos tempo de agir?

Sim, de acordo com o relatório do IPCC ainda podemos limitar o aumento da temperatura global em menos de 2ºC. Temos que fazê-lo urgentemente e com a participação plena de todos os países e setores da sociedade.

Fonte: Ecodesenvolvimento

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui 
Comentários