Buraco criminoso: fossa negra

Onde não há rede de esgoto, a solução correta não é a fossa negra, é a fossa séptica

por Fernando de Barros

Nos locais onde ainda não há rede de esgoto, a solução correta e possível é a execução de fossas sépticas. A falta de conhecimento técnico dos proprietários dos imóveis, porém, acaba causando um crime ambiental, pois o que se constrói na prática é apenas um buraco na terra ou uma caixa enterrada de alvenaria e para lá encaminham todo esgoto sanitário daquela casa.

Isto é um crime ambiental, pois todo aquele efluente sanitário lançado no buraco de terra ou na caixa vai poluir o solo e o lençol freático com coliformes, contaminando a água dos rios e da mina d’água mais próxima.

O correto é a construção de uma fossa séptica, conforme a norma técnica brasileira NBR 7229. A fossa é composta de uma caixa previamente dimensionada, impermeável, isolada do solo, onde as bactérias anaeróbicas vão digerir todo aquele esgoto, em especial as matérias sólidas.

Restará um efluente que, após um determinado tempo de residência na fossa, pode ser infiltrado através de um sumidouro. O sumidouro é uma caixa cheia de brita por onde o efluente – já tratado, por ter passado pela fossa – vai ser infiltrado no solo.

Se sua casa está situada em local com rede de esgotos, você está obrigado pela legislação a conectar sua casa na rede existente, sob pena de ser penalizado por crime ambiental.

Se não tem rede de esgotos em sua rua, antes de construir sua fossa consulte um engenheiro ou firma especializada sob pena de você estar se tornando um poluidor, ao contaminar a água com microorganismos que vão causar sérias doenças para outros brasileiros.

O mesmo acontece na zona rural, onde boas alternativas são as fossas coletivas para várias casas. Infelizmente o que se vê em 99% dos casos são fossas negras, tanto em residências quanto em empresas e propriedades rurais – uma solução de dois séculos atrás.

As doenças de veiculação hídrica são as maiores responsáveis pela ida aos postos de saúde de crianças que, brincando com a água, acabam por contrair doenças que podem levá-las à morte.

Se você mora onde há rede de esgotos, verifique se sua casa está ligada na rede; se não, aja rápido, pois a concessionária poderá multá-lo se não o fizer, já que existe obrigação legal de fazê-lo.

Se você mora onde ainda não existe rede de esgoto, avalie a sua fossa, e com 99% de certeza vou lhe dizer que você está poluindo o solo e a água de sua cidade.

Tome uma atitude e procure um engenheiro civil ou um arquiteto e peça ajuda para instalar uma fossa séptica conforme a norma técnica brasileira e deixe de ser um poluidor. Afinal, se temos restrições a quem é poluidor, devemos fazer a nossa parte.

  Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários