Master Ambiental certifica caixa separadora sustentável

Produto da Usifiltros é o primeiro a receber o selo destinado a equipamentos cuja operação respeita

noticia-certificado-usifiltrosCálculos otimistas dão conta de que um litro de óleo contamina 40 mil litros de água, embora não sejam poucos os estudiosos a garantir que um litro de óleo pode contaminar até um milhão de litros de água. Um dado como este já é suficiente para estimar a importância da caixa separadora de água e óleo fabricada pela Usifiltros, de Londrina, e certificada pela Master Ambiental.

Indicada para postos de combustíveis, oficinas e qualquer outra atividade que libere resíduos impregnados com graxa e óleo, a caixa separadora da Usifiltros é o primeiro produto a receber o selo verde da Master Ambiental, que passa, então, a oferecer um novo serviço: a certificação de produtos cujo funcionamento deve atender rigorosamente à legislação ambiental.

Com 1,1 metro de altura, 1,5m de comprimento e 86 cm de largura, a caixa separadora da Usifiltros tem sistema interno desenvolvido de forma prática que facilita a limpeza dos efluentes que para ela são carreados – como, por exemplo, a água suja resultante da lavagem de carros em postos de combustíveis

noticia-caixa-separadoraA caixa possui três compartimentos pelos quais o efluente vai passar até que, ao final, ele saia livre de substâncias oleosas de forma que possa ser lançado na rede coletora de esgoto sem o risco de causar prejuízos ambientais. No processo, a água é separada de resíduos sólidos (como pedras e areia) por decantação; e do óleo por coalescência e flotação. A vazão do equipamento é de 2,8 mil litros/hora.

O processo foi exaustivamente testado pela equipe da Master. “A eficiência da caixa separadora da Usifiltros está comprovada”, afirma o responsável técnico da Master, engenheiro Fernando de Barros. “A pergunta que fica é: será que os outros produtos disponíveis no mercado passariam pelos mesmos testes?”

Licenciado em Ciências pelo antigo Cesulon, hoje Unifil, o proprietário da Usifiltros, Agnaldo Pereira, acredita que não. “O mercado, infelizmente, está cheio de ilusão; vende-se gato por lebre”, afirma Pereira, ressaltando outra vantagem da caixa separadora desenvolvida por ele: é possível dobrar a capacidade de tratamento de efluentes se for anexado ao equipamento outro produto fabricado pela empresa, a Caixa de Resíduos Sólidos, que retém uma série de partículas antes que cheguem à caixa separadora.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários