Inaugurada praça construída pela população em Curitiba

Inaugurada praça construída pela população em CuritibaNeste dia 22 de setembro, data em que se comemora o Dia Mundial Sem Carro, é inaugurada a Praça de Bolso dos Ciclistas, em Curitiba. Fora dos padrões, o local é fruto do esforço coletivo da população, como uma amostra de intervenção da própria sociedade interessada em transformar o cotidiano da cidade.

Com estruturas construídas por meio de mutirões sociais, a praça – cujo nome não restringe o local aos ciclistas – foi concebida a partir da doação do terreno por parte da prefeitura. Localizada entre as esquinas das ruas São Francisco e Presidente Faria, a área representa o êxito do trabalho das autoridades públicas em conjunto com iniciativas populares e de organizações não governamentais.

Além da doação, a prefeitura da cidade desenvolveu um projeto arquitetônico conceitual, realizou as obras de terraplanagem e forneceu materiais. A concretude da proposta, que consiste na primeira obra do tipo na capital, aconteceu pelas mãos dos cicloativistas.

noticia praca curitiba3“Essa foi a maneira encontrada para implantar a praça de forma rápida e descomplicada, sem ter de seguir os trâmites de uma licitação. Assim, reafirmamos uma nova maneira de entendimento entre o poder público e a sociedade civil organizada, que beneficia a todos”, declarou o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Póvoa Pires, no site da prefeitura.

No local, é possível encontrar um mural pintado em alusão à bike e um muro coberto por plantas, além de bancos, floreiras, decoração em mosaico, espaço lúdico para crianças, paraciclos, entre outras coisas.

Com informações de ciclovivo.com.br
Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários