descoberta de fóssil de dinossauro em obra de terminal ferroviário é destaque de hoje na Folha de São Paulo

Descoberta de fóssil de dinossauro em obra de terminal ferroviário é destaque de hoje na Folha de São Paulo

O achado paleontólogo da obra do Terminal Ferroviário da Brado em Davinópolis – MA, foi notícia na editoria de ciências da Folha de São Paulo de 7 de outubro de 2021. Master Ambiental foi responsável pelo Plano Básico Ambiental da obra junto a Sustentabilidade da Brado.

Na foto, um fóssil resgatado na escavação, um fêmur de mais de 1,5 metros de comprimento entre outros ossos longos. “o fóssil é o primeiro dinossauro conhecido para a região, e possivelmente, um importante registro para a história evolutiva do grupo dos saurópodes, que viveram onde é hoje o Brasil há cerca de 130 milhões de anos, no período conhecido como Cretáceo Inferior”.

Confira a seguir um trecho da matéria. 

FÓSSIL DE DINOSSAURO DESCONHECIDO É ACHADO EM OBRA DE FERROVIA NO MARANHÃO

Ossos do animal gigante que viveu há cerca de 130 milhões de anos foram encontrados durante escavação em Davinópolis; espécie ainda será determinada após estudos

A escavação para a construção de uma ferrovia no município de Davinópolis (região metropolitana de Imperatriz), no Maranhão, revelou um fóssil de dinossauro gigante ainda desconhecido para a comunidade científica.

Entre os materiais encontrados estão um fêmur de mais de 1,5 metro de comprimento, demais ossos longos, como uma possível tíbia, pés e mãos, diversas costelas e vértebras.

O fóssil é o primeiro dinossauro conhecido para a região e, possivelmente, um importante registro para a história evolutiva do grupo dos saurópodes, que viveram onde hoje é o Brasil há cerca de 130 milhões de anos, no período conhecido como Cretáceo Inferior.

descoberta de fóssil de dinossauro em obra de terminal ferroviário é destaque de hoje na Folha de São Paulo

Apesar de ainda não ser possível saber qual é a espécie do novo dino, pelo tamanho dos ossos e o tipo deles, é provável que sejam de um titanossauro, grupo de dinossauros pescoçudos que surgiu no final do Jurássico, há cerca de 163 milhões de anos. Eles viveram até o final do Cretáceo, quando foram extintos com os demais dinossauros não-avianos (há 66 milhões de anos).

“Já se sabia pela literatura de alguns registros mais ao norte do estado, mas esse é o primeiro fóssil de vertebrado de grande porte para a localidade, que possui em geral achados de peixes e plantas fósseis”, explica Elver Luiz Mayer, paleontólogo e professor da Unifesspa (Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará), responsável pela preparação e estudo do dino.

Confira a matéria completa no site da Folha de São Paulo, clique aqui.

Comentários