Achado de dinossauro em Davinópolis

Achado de fóssil de dinossauro em obra do terminal ferroviário em Davinópolis teve participação da Master Ambiental

O achado do fóssil de dinossauro aconteceu durante o monitoramento arqueológico, condicionante do licenciamento ambiental

Era mais um dia da rotina do monitoramento arqueológico, condicionante do licenciamento ambiental nas obras Terminal Multimodal da Brado em Davinópolis, Maranhão. 13 de abril de 2021, manhã de segunda-feira, sem chuvas, e o Daniel Ribeiro da Silva, arqueólogo, avistou o que seria o primeiro fóssil de dinossauro encontrado naquela região, ao observar os taludes após a escavação.

As obras de terraplenagem estavam 99% concluídas e a escavação neste ponto chegava a cerca de 10 metros e profundidade.

Eram ossos, mas não qualquer um. E sim fósseis, preservados por milhões de anos. Logo mobilizou toda a equipe da ArqueoLogística, parceira, e da Master Ambiental, responsável pelo Plano Básico Ambiental junto a Sustentabilidade da Brado.

Tratavam-se de fósseis, um bem paleontológico, sob tutela da ANM – Agência Nacional de Mineração.

A descoberta não interferiu no andamento das obras e o material exposto deveria ser retirado com urgência para garantia de proteção do bem.

Detalhe, não havia registro prévio de fósseis na região, que não apresentava até então potencial paleontológico. Por isso, o achado é uma importante descoberta para a ciência.

Além de manter os ossos protegidos, a Master Ambiental a serviço da Brado entrou em contato com o prof. Dr. Elver Luiz Meyer, paleontólogo e pesquisador delegado junto à ANM pela Universidade da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), que prontamente solicitou à ANM uma autorização para retirada do bem para fins didático-científicos. A coleta, preparação, acondicionamento e análise dos fósseis foram realizadas pelo professor Elver e sua equipe sob responsabilidade da UNIFESSPA, com todo apoio da Master Ambiental e custos operacionais realizado pela Brado.

Fóssil de dinossauro em Davinópolis, Maranhão

O trabalho de resgate dos fósseis para caracterização dos fósseis e realização de registro audiovisual para fins didáticos foi exaustivo. A Programação de Atividade Didática faz parte da Disciplina de Geologia e Paleontologia do Curso de Ciências Biológicas e oferecerá aos estudantes ensinamentos sobre procedimentos de campo e laboratório para a analise de fosseis de vertebrados. A pesquisa continua no Laboratório da Unifespa, para identificar a espécie e novas descobertas para a paleontologia do Brasil.

Confira o vídeo:

Quer saber mais sobre a atuação da Master Ambiental? Entre em contato com nossa equipe!

 

Comentários