Auditoria ambiental

Um relatório independente traz dados importantes para o empreendedor

por Fernando de Barros

É notório que a fiscalização ambiental está aumentando a pressão sobre as empresas. Não bastasse a ação do IAP, da Policia Ambiental, das secretarias municipais do Ambiente, do Ibama, agora o Banco do Brasil só financia quem tem licença ambiental. Até a Copel se nega a ligar a energia elétrica ou aumentar a carga sem a devida regularização do empreendimento.

Nessa situação, muitos empresários ficam preocupados e inseguros. Será que minha empresa tem muitos problemas ambientais? Será que, se um fiscal vier aqui, ele vai me multar? Será que fica muito caro eu promover as adequações na empresa para cumprir a legislação ambiental?

A solução para estes problemas é fazer o licenciamento ambiental. Para dar o primeiro passo, pode ser feita uma auditoria ambiental com especialistas e profissionais independentes que não participam de nenhum órgão ambiental. Com o crescimento do mercado, diversas empresas estão se especializando nesse segmento. Os consultores vão visitar a empresa, avaliar todos os procedimentos, os resíduos gerados, os efluentes e as emissões atmosféricas eventualmente presentes e, após uma análise de toda a documentação, vão emitir um relatório.

No diagnóstico, muitas vezes se percebe que a destinação dos resíduos sólidos não está sendo feita de forma correta, a segregação na origem é falha e acabam indo como recicláveis na verdade produtos perigosos à saúde. Outras vezes o tratamento de efluentes está falho – o líquido que está sendo encaminhado para a rede de esgoto está fora dos padrões da Sanepar.

Este relatório é precioso para a direção da empresa. O empreendedor vai saber tudo que tem que ser feito em sua empresa para que ela cumpra a legislação ambiental. Ele poderá avaliar os custos das medidas necessárias para a regularização e para posteriormente obter sua licença ambiental, e inclusive aos poucos ir adequando sua empresa à legislação. Quando tudo estiver implantado, ele poderá requerer sua licença ambiental com tranquilidade, pois saberá que o órgão ambiental não o multará ou criará algum obstáculo a sua atividade.

Como os órgãos não têm agentes em número suficiente para fiscalizar as empresas, tornaram obrigatória a realização de auditoria ambiental compulsória para as empresas industriais. Sugerimos que o empreendedor, antes de fazer a auditoria ambiental compulsória, contrate uma auditoria ambiental para identificar as eventuais falhas para que, na hora da auditoria “pra valer”, não surjam surpresas. Como diz o ditado, mais vale prevenir do que remediar.

Veja como a Master Ambiental pode te ajudar na Auditoria Ambiental

 

Comentários