Conheça os biomas brasileiros

Conheça os biomas brasileiros

O Brasil é dividido em nove principais biomas, cada um com características e encantos particulares. Definido como um conjunto de ecossistemas que atuam de maneira estável, os biomas são caracterizados por flora e fauna similares, tipo de vegetação e condições físicas.

 

 

Caatinga
noticia-bioma-da-caatinga-foto-maria-hsu-de-flickrSituada na região do sertão nordestino e constituída por vegetação de arbustos de porte médio, secos e com galhos retorcidos, a caatinga possui clima semi-árido e ocupa cerca de 11% do país. O único bioma exclusivamente brasileiro teve 80% dos seus ecossistemas originais alterados, em especial devido à ação do homem.

Cerrado
noticia-bioma-do-cerrado-deltafrut-de-flickr
O segundo maior bioma da América do Sul, cobre 22% do território brasileiro e ocupa totalmente o Distrito Federal e boa parte dos estados de Goiás, Tocantins, Maranhão, Mato Grosso do Sul e de Minas Gerais. No Cerrado, onde predominam planaltos, chapadas, formações da savana e clima tropical quente subúmido, estão abrigadas mais de 6,5 mil espécies de plantas já catalogadas.
Floresta Amazônica
noticia-bioma-floresta-amazonica-ciat-de-flickr
Presente em quase metade (49,29%) do território nacional, a Floresta Amazônica é o maior bioma do Brasil com a maior reserva de biodiversidade do mundo. A vegetação com árvores altas, matas de várzeas e matas de igapó caracterizam o bioma, que cobre quase toda região norte e é dominado pelo clima quente e úmido e por florestas com chuvas torrenciais ao longo do ano. A estimativa é que ele abrigue mais da metade de todas as espécies vivas do país.
Mata Atlântica
noticia-bioma-mata-atlantica-glauco-umbelino-de-flickr
Com montanhas, vales, planaltos e planícies, ela ocupa totalmente o Espírito Santo, o Rio de Janeiro e Santa Catarina, 98% do Paraná e mais onze estados. O principal tipo de vegetação é a floresta ombrófila densa, normalmente composta por árvores altas e relacionada a um clima quente e úmido. Atualmente, a Mata Atlântica é considerada o bioma brasileiro mais descaracterizado por conta da colonização, ocupação e destruição dos territórios.
Mata de Araucária
noticia-bioma-mata-araucaria-tiago-padua-de-flickr
Também chamada de Mata dos Pinhais, esse bioma ocupa o estado de São Paulo e, principalmente, o sul do país. Com clima subtropical e vegetação constituída por árvores com folhas em formato de agulha, é caracterizado pela presença marcante de pinheiros.
Campos
noticia-bioma-campos-jose-reynaldo-da-fonseca-de-cc
Formado por herbáceas, gramíneas e pequenos arbustos esparsos, esse bioma está presente na região norte sob a forma de savanas de gramíneas baixas e no sul com as pradarias mistas subtropicais. Os campos do Sul são formados principalmente pelos pampas gaúchos, com clima subtropical, vegetação aberta e de pequeno porte. A vegetação campestre forma um tapete herbáceo com menos de um metro, com pouca variedade de espécies.
Mata de Cocais
noticia-bioma-mata-cocais-leonardo-barbosa-de-flickr
Presente nos estados do Maranhão, Tocantins e Piauí, esse bioma reúne características de três outros: Floresta Amazônica, Cerrado e Caatinga. A Mata de Cocais possui solos secos e florestas dominadas por palmeiras com folhas grandes e finas, sendo que as árvores mais comuns são carnaúba, babaçu e buriti.
Pantanal
noticia-bioma-pantanal-ggallice-de-flickrComposto por solo pouco permeável e vegetação savana, este bioma cobre 25% do Mato Grosso do Sul e 7% do Mato Grosso, sendo também quase exclusivamente brasileiro – já que apenas uma pequena faixa faz parte de outros países (Paraguai e Bolívia). As constantes inundações estão inseridas no cenário das lavouras e pastagens, que ocuparam grande parte da cobertura vegetal original.
Zonas Litorâneas
noticia-zona-litoranea-pixabay-de-alexandria
Várias áreas do país são consideradas pertencentes a este bioma, que se estende por mais de sete mil quilômetros em linha contínua, mutável e passível a processos geológicos. O litoral brasileiro possui uma paisagem diversificada, composta por dunas, ilhas, recifes, costões rochosos, baías, estuários, brejos e falésias.
Fonte: Portal CicloVivo

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.
Conheça nosso portfólio
Comentários