Em Ibiporã, Mesa Redonda discute o filme Lixo Extraordinário com alunos do Ensino Médio de Rede Pública

Mesa Redonda discute o filme Lixo ExtraordinárioEstudantes do Ensino Médio da Rede Pública de Ibiporã assistiram pela primeira vez ao filme brasileiro Lixo Extraordinário. A exibição do filme seguida de Mesa Redonda foi organizada pela Prefeitura de Ibiporã por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e faz parte das Comemorações da Semana Nacional do Meio Ambiente, que este ano acontece de 4/06 a 9/06.
A Gerente de Comunicação da Master Ambiental, Laila Menechino, foi convidada para participar da mesa redonda. Participaram também o chefe regional do IAP Raimundo Maia, Diógenes Magri, da Secretaria do Meio Ambiente de Ibiporã e o Prefeito José Maria Ferreira, que se disse emocionado do filme.

Promover o debate público sobre as implicações ambientais das ações humanas, sensibilizando a população. Este é o objetivo do evento, que aconteceu em Ibiporã na última terça-feira (3), no Cine Teatro Padre José Zanelli. Participaram também representantes da comunidade em geral, como do Programa Mulher Atual e do Movimento “Zona Rural não é lixão”.

O premiado documentário “Lixo Extraordinário”, filmado entre 2007 e 2009, acompanha o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro, considerado um dos maiores aterros sanitários do mundo, desativado desde 2012. Além da beleza das fotografias, o filme retrata a realidade de um grupo de catadores de materiais recicláveis, que vive em condições de pobreza. A discussão acerca do problema ambiental da disposição de resíduos sólidos, também abordada no documentário, embasou a mesa redonda.

A Semana do Meio Ambiente tem o propósito de estimular atividades que contribuam para a compreensão da diversidade e complexidade das questões ambientais.

Na mesa redonda, foram destacados o papel do catador de material reciclável e a importância de condições dignas de trabalho, a questão de cidadania de participar da coleta seletiva e não jogar lixo nas ruas e lugares públicos, além da importante de rever hábitos de consumo e reduzir a geração de resíduos.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários