Brasil inaugura projeto-piloto de usina solar flutuante

noticia-energia-solar-balbinaA hidrelétrica de Balbina, em Presidente Figueiredo (AM), tem capacidade instalada de 260 MW, mas entrega menos da metade desta energia em virtude do baixo nível de seu reservatório. Para abastecer a população local de maneira mais satisfatória, a nova aposta da usina está na energia solar.

Neste mês, por meio de um projeto-piloto pioneiro no País, foram instaladas placas fotovoltaicas no lago da usina. Nesta primeira fase, a produção será de 1 megawatt (MW) de energia, mas até outubro de 2017 a previsão é que a potência seja ampliada para 5 MW, numa área equivalente a cinco campos de futebol, e com energia suficiente para abastecer cerca de 9 mil residências.

De acordo com o ministro de Minas e Energias, Eduardo Braga, projetos como este podem trazer uma série de benefícios para as suas regiões:

“Utiliza a nossa infraestrutura ociosa em subestação e linha de transmissão existentes e que nós vamos poder suplementar com energia solar com custo muito reduzido, fazendo com que tenhamos eficiência energética, segurança energética, melhor gestão hídrica dentro dos nossos reservatórios, e ao mesmo tempo baratear a energia para que a tarifa de energia elétrica seja mais barata em nosso País”.

Os flutuadores da primeira etapa foram produzidos em Camaçari, na Bahia, e os próximos serão fabricados no Amazonas. Um projeto semelhante, deve ser anunciado, em breve, na Hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia, por meio de uma parceria entre a Eletronorte e a Chesf.

Fonte: webradioagua.org

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários