França inicia programa que remunera quem vai de bicicleta ao trabalho

A bonificação oferecida pelo programa equivale a R$ 0,77 para cada quilômetro rodado com a bicicleta no percurso
França inicia programa que remunera quem vai de bicicleta ao trabalhoNesta semana, o governo francês iniciou um programa piloto para estimular a adoção da bicicleta como meio de transporte. Para isso, são oferecidos incentivos financeiros aos trabalhadores que utilizarem a bicicleta para irem ao local de trabalho.
O programa, que está em fase de experimentação, oferece como bonificação um pagamento de 0,25 centavos de euro – que corresponde a 0,77 centavos de Real – para cada quilômetro rodado com a bicicleta neste percurso.

O esquema foi adotado por 20 companhias, que no total empregam cerca de 10 mil pessoas, e, além de melhorar a saúde pública, tem a finalidade de reduzir a poluição do ar e o consumo de combustíveis fósseis.
O ministro dos transportes francês, Frederic Cuvillier, afirmou que “os custos do transporte público e dos carros já são subsidiados”, e que ele quer que a bicicleta se torne “um modal separado de transporte”. O plano visa aumentar em 50% o uso de bicicletas, e caso obtenha êxito, será testado em uma escala maior.
Outros países da Europa possuem planos semelhantes em andamento, por meio dos quais os trabalhadores ou são pagos por quilômetro rodado com bicicleta, ou recebem apoio financeiro para adquirir a bicicleta.
Publicado recentemente, um estudo alemão revelou que o uso de bicicleta pode aumentar a expectativa de vida em até 14 meses. Outras pesquisas também apontam para mais benefícios do transporte, como o desenvolvimento das habilidades motoras e o abandono do sedentarismo.
Com informações do Instituto Carbono Brasil

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui.

Comentários