Ciclo de palestras em Porecatu conscientiza sobre cuidados com resíduos sólidos

Ao todo foram dez palestras em escolas da cidade, para cerca de 700 pessoas, com o patrocínio da Duke Energy

Ciclo de palestras em Porecatu conscientiza sobre cuidados com resíduos sólidosDurante os dias 26, 27 e 28 de maio, a Master Ambiental realizou uma série de palestras sobre o tema “Resíduos Sólidos” em Porecatu, Paraná. As palestras foram patrocinadas pela concessionária de energia elétrica Duke Energy para o Município de Porecatu. Foi registrada a presença de 695 participantes durante os três dias de palestras, em escolas municipais, estaduais e particulares, tanto para crianças como para adolescentes e para alunos do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A iniciativa faz parte de Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a Duke Energy com os municípios lindeiros aos reservatórios hidroelétricos do Rio Paranapanema, na divisa entre os estados do Paraná e São Paulo. O TAC prevê compensações ambientais aos municípios lindeiros, como Porecatu. A realização das palestras técnicas de educação ambiental caracteriza-se como um compromisso de auxílio.noticia-ciclo-de-palestras-da-duke-2

Dessa maneira, a Duke Energy, que declara como um valor da empresa a sustentabilidade, investe em educação e capacitação da população, o que traz resultados positivos ao meio ambiente e à cidade, em vez de somente transferir recursos financeiros. 

Neste contexto, a experiência na implantação de coleta seletiva municipal da consultoria da Master Ambiental foi determinante para a efetivação dessa ação. “É uma satisfação ver que as pessoas podem mudar de pensamento quanto aos resíduos que geram e repensar os hábitos de consumo”, relata a Gerente de Comunicação da Master Ambiental Laila Menechino, ministrante das palestras.

De acordo com ela, a população foi muito receptiva e se dispôs a dar continuidade às ações aprendidas. “Mostramos o papel do cidadão, destacando que eles não devem esperar tudo da Prefeitura e podem fazer composteira e coleta seletiva em casa. Ações como essas precisam ser mais valorizadas”, acrescentou.

Ao todo, foram dez escolas participantes, dentre municipais, estaduais e privadas, de ensino técnico e para adultos (Educação para Jovens e Adultos – EJA). O objetivo foi preparar a população, de modo a conscientizar os cidadãos acerca das questões relacionadas aos Resíduos Sólidos e incentivar alunos e professores a tomar iniciativas favoráveis ao meio ambiente.

noticia-ciclo-de-palestras-da-dukePara isso, foram abordados temas como: os problemas ambientais ocasionados em razão do descaso com o meio ambiente e com a destinação de resíduos sólidos em lixões; as consequências dessa situação à saúde humana; a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010); a obrigação dos gestores de resíduos a realizar a destinação adequada; o papel de cada cidadão neste contexto; a tipologia de resíduos sólidos; a separação correta para cada tipo de resíduos, entre outros tópicos.

Todos os municípios do Brasil têm que cumprir o prazo para dar fim aos lixões, previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos para agosto deste ano. Para construir o aterro sanitário, Porecatu entrou em um consórcio com outros onze municípios da região e está em construção o barracão para triagem e comercialização de resíduos recicláveis. A previsão é que a coleta seletiva seja iniciada daqui a três meses.

As escolas participantes foram:
  • Escola Municipal Honório (34 participantes);
  • Escola Estadual Ricardo Lunardelli (131 participantes do ensino médio e 112 do ensino técnico em Segurança do Trabalho e Recursos Humanos);
  • Escola Santa Luiza (particular) – (85 participantes);
  • Escola Branca de Neve (particular) – (36 participantes);
  • Escola Municipal Anibal Khury – (44 participantes);
  • Escola Municipal Tiradentes – (67 participantes);
  • Escola Estadual Malvino de Oliveira (164 participantes);
  • Alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) (22 participantes).

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários