São Francisco bane garrafas plásticas

São Francisco bane garrafas plásticasA cidade de São Francisco, na Califórnia, é a primeira dos Estados Unidos a banir o uso de garrafas de plástico. O país sustenta a marca nada invejável de 17 milhões de barris de petróleo utilizados anualmente para produzir bilhões de garrafas PET, das quais menos de 30% são recicladas. Os destinos são completamente inadequados: ou se acumulam nos lixões, ou oferecem riscos aos animais ao prejudicar a vida marinha e os ecossistemas aquáticos.

Rumo à ambiciosa meta de lixo zero – que deve ser atingida em 2020 -, a cidade deu mais um passo decisivo: agora os estabelecimentos estão proibidos de vender garrafas plásticas de menos de 600 ml, as quais, gradativamente, serão completamente extintas. Diversos parques nacionais, por sua vez, proibiram o comércio de água em garrafas plásticas a fim de diminuir o lixo acumulado por visitantes. A regra passou a valer em outubro de 2014 e a multa para quem a desrespeitar chega a US$1000.

“Nós todos estamos a par das mudanças de clima e a importância de combater isso e São Francisco tem liderado o caminho da luta pelo meio ambiente. É por isso que eu peço que vocês apoiem essa iniciativa de reduzir e desencorajar o uso único e a porção única de garrafas d’água em São Francisco”, disse o autor da lei, David Chiu.

Com a mesma meta em mente, São Francisco também já proibiu o uso de sacolas plásticas e embalagens de isopor. No caso das garrafas, a cidade deve investir em bicas e bebedouros para facilitar o enchimento daquelas reutilizáveis e manter a população hidratada – prática já comum em países europeus.

Fonte: Com informações do portal hypeness.com.br

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários