Ibaiti incentiva criação de cooperativa para coleta seletiva

Organização de Catadores de Materiais Recicláveis criada ontem em assembleia vai gerar renda e melhores condições de trabalho

Coleta Seletiva de IbaitiVinte e cinco catadores de materiais recicláveis (FOTO) formaram em assembléia ontem, dia 29 de março, realizada na sede da Secretaria da Assistência Social do Município, a Cooperativa da Coleta Seletiva Solidária de Ibaiti Ltda (COOPERSOLI), que vai, em parceira com o Município, realizar a coleta seletiva, triagem e comercialização dos materiais recicláveis e a compostagem dos resíduos orgânicos em estrutura cedida e em fase de ampliação na área do aterro municipal.

A organização da cooperativa é marco decisivo para o projeto da coleta seletiva, realizado com a consultoria da Master Ambiental, que desde janeiro desenvolve a identificação e capacitação dos catadores. A analista ambiental Laila Menechino explica que o modelo do cooperativismo é legalmente e economicamente mais adequado para os grupos de reciclagem, conforme a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal 12.305/2010).

“A cooperativa é uma forma de inclusão social e pode viabilizar melhores condições de trabalho e renda para essas pessoas, que, ao separarem os materiais recicláveis, trazem benefícios ambientais para toda a sociedade”, valoriza.

Um grupo de quatorze pessoas que já faz a triagem dos resíduos no aterro se uniu a mais onze catadores de materiais recicláveis que coletam pelas ruas materiais como papelão, latinhas de alumínio e garrafas pet, e vendem para intermediários na cadeia produtiva da reciclagem. A catação de rua, além de ser social e economicamente injusta para os catadores, traz muitos problemas ambientais e sanitários.

Segundo a analista da Master, ainda há mais de dez catadores de materiais recicláveis identificados que, mesmo sendo convidados, estão resistentes a se organizarem. “Com a implantação da coleta seletiva e conforme a população e as empresas aderirem ao projeto, os catadores que agora ficaram de fora vão perceber que é uma boa oportunidade”, prevê a analista.

Saiba mais sobre a consultoria da Master Ambiental, clique aqui. 

Comentários